Mais de 10 mil pessoas participaram do 53º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune), promovido entre os dias 29 de maio a 2 de junho, em Goiânia. Entre os participantes, estiveram presentes 180 jovens universitários e observadores de Vitória da Conquista. Também participou do evento o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano.

Esta edição do congresso contou com a presença recorde de participantes que representaram quase 100% das universidades brasileiras. Também contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Durante o evento, foram definidos os rumos e o posicionamento da entidade para os próximos dois anos, no que diz respeito à conjuntura nacional, educação e organização do movimento estudantil. Também foi eleita a nova diretoria e presidência da UNE.

Durante o Conune, a Coordenação Municipal de Juventude de Vitória da Conquista foi solicitada pela direção da União Nacional dos Estudantes para atuar como apoiadora no processo de fiscalização do credenciamento dos delegados eleitos para representar os estudantes de suas universidades durante o congresso.

Encontro Nacional –O 3º Encontro Nacional de Cotistas e Prounistas da UNE, um dos eventos integrantes do 53º Conune, foi um dos destaques na programação. Durante o encontro, bolsistas de todo país estiveram presentes para discutir as melhorias e os benefícios do Programa Universidade para Todos (ProUni), que atende mais de um milhão de estudantes no Brasil.

No encontro, os jovens ouviram o ministro Aloizio Mercadante e apresentaram as suas reivindicações.