Uma das propostas da Campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” deste ano é a de incentivar o combate à violência contra a mulher com públicos de todas as idades. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) promoveu, nesta sexta-feira (29), um bate-papo com adolescentes da Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa.

Através de dinâmicas, as representantes da Coordenação de Enfrentamento à Violência da SMPM informaram e provocaram os jovens a refletir sobre o tema da campanha deste ano: “Por cada voz – Um compromisso pelo fim da violência”. “Entendemos que se faz necessário estar nos espaços escolares também com ações preventivas. Grande parte das mulheres referenciadas passaram por algum tipo de violência na infância, então logicamente nós entendemos a importância dessa campanha nas escolas”, destacou a coordenadora de Enfrentamento da SMPM, Monique Cajaíba.

De acordo com a coordenadora, a participação e o engajamento dos alunos com o tema demonstrou o êxito desta ação. “Identificamos que os jovens precisavam falar sobre essa temática de forma leve e didática e por isso pensamos em trabalhar com escolas”, complementou Monique.

A professora Lindayana Cordeiro declarou que a ação nas escolas é oportuna pelo fato de muitos adolescentes declararem já ter sofrido ou testemunhado situações de violência contra mulheres. “Muito importante trazer esse tipo de conscientização para dentro da escola. Nós professores procuramos também trabalhar essa conscientização dos alunos durante o ano letivo”, salientou a professora.

Para os alunos Gisele dos Santos e Riquelme Lima, é fundamental informar os jovens sobre o combate à violência e sobre os canais de denúncia e órgãos de acolhimento das vítimas. “Isso vai ajudar, principalmente os meninos, a pensar melhor em como tratar as mulheres e também às meninas, saberem os direitos delas e o que elas devem fazer em casos de violência”, declarou Riquelme. “Já vi situações entre alunos aqui na escola e acho importante todos participarem desta ação”, ratificou Gisele.

A Campanha completará os 21 Dias de Ativismo no dia 10 de dezembro e, até lá, visitará outras quatro unidades escolares do município. Para acompanhar a programação, acesse este LINK.