Educação
Postado em 3 de dezembro de 2012 as 02:58:06 e atualizado em 10 de dezembro de 2012 as 03:03:24
Diversos estandes foram organizados com os trabalhos produzidos por alunos e professores
O Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, localizado no distrito de Bate-Pé, zona rural de Vitória da Conquista, realizou nesse sábado, 1º, o encerramento do projeto As várias faces da leitura. A atividade teve início em abril, por meio de diversas oficinas de percussão, música, capoeira,karate, contação de histórias. O objetivo foi mostrar que a leitura não se restringe à palavra escrita, mas também a outros elementos, como quadros, paisagens, imagens, sons.
Na culminância do projeto, diversos estandes foram organizados com os trabalhos produzidos por alunos e professores, mostrando as diferentes formas de leitura. A programação contou ainda com desfile de roupa de jornal, concurso de música, premiação dos leitores do ano e recital de poesias. Cada educador do Segmento II trabalhou com conteúdos da sua disciplina e todos os profissionais da unidade escolar se envolveram nas atividades.
E uma das novidades dessa iniciativa foi o trabalho com os Contos Maravilhosos, que possibilitou aos alunos do 6º ano reescrever as histórias a partir de suas próprias concepções. Esse trabalho resultou no livro Recontando Maravilhas, sob a orientação da professora Vanuza Chiachio, que ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e Artes. “Foi emocionante quando eles viram os livros, muitos choraram. Eu estou muito feliz porque foi um trabalho deles e nada disso teria acontecido se eles não tivessem abraçado a ideia. Alguns textos me surpreenderam pela criatividade. Foi um trabalho lindo, e eu, enquanto educadora, estou muito orgulhosa dos alunos”, relatou.
“Realizamos diversas atividades durante o ano voltadas para leitura e isso nos possibilitou promover uma educação diferenciada em Bate-Pé. Estamos muito satisfeitos porque procuramos dar aos alunos a oportunidade de eles crescerem. Parabenizo toda a equipe da escola e os nossos alunos por terem se empenhado”, explicou a coordenadora pedagógica, Rose Queiroz.
Depoimentos –O projeto As várias faces da leitura foi muito enriquecedor para a aprendizagem dos alunos, além de estimulá-los a romper os desafios da leitura e escrita. “O projeto nos estimulou a participar mais das atividades da escola. E este é o momento que temos para mostrar o nosso talento, e, como é o meu último ano, busquei participar de tudo e me empenhar ao máximo”, afirmou Geize Silva Lima, 9º ano.
A aluna Schirlei Oliveira Moraes, também do 9º ano, reforça o crescimento proporcionado pelas atividades. “Eu pude perceber o meu talento para a poesia. Adorei o poema que fiz e recitei para o público; não sabia que seria capaz de tudo isso. Achei o projeto maravilhoso e fundamental para o nosso desenvolvimento em vários sentidos”.
A aluna Jociene Pinto de Jesus, 9º ano, viu no projeto a possibilidade de mostrar as suas qualidades. “A escola é muito mais que ensinar a ler e escrever, ela nos ensina a vencer barreiras e a mostrar que o nosso potencial vai além do que imaginamos. As atividades nos estimularam a mostrar e a soltar toda a nossa criatividade”.