As aulas da Rede Municipal de Ensino retornaram nesta segunda-feira, 8, após o período de recesso junino. Na Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes, no bairro Jurema, que oferece o Ensino Fundamental I em tempo integral, os professores e os alunos compareceram animados.

A professora do primeiro ano, Silva Paula, explica que uns alunos querem vir e outros estão sem vontade. “Por isso no primeiro dia de aula eu gosto de fazer uma atividade que no dia seguinte a criança queira voltar”.

Jadson Silva, 7, foi um dos 17 alunos que estavam na sala de aula. “Gostei de estar de férias porque soltei fogos, assistir à TV, fui ao zoológico, mas gostei de retornar para fazer tarefas, pois gosto muito de estudar”, disse. “Eu adoro a escola: ela é muito boa para ler, escrever e brincar”, afirmou o estudante de 6 anos de idade, Ricardo dos Santos.

Silva Paula

Na Escola Municipal Milton de Almeida Santos funciona 24 turmas do Ensino Fundamental II no diurno e quatro turmas do EJA no noturno. Para a diretora Consuelo Oliveira, o número de alunos foi satisfatório neste retorno.

“Já passamos nas salas dando boas-vindas aos estudantes, todos empolgados com a expectativa de neste segundo semestre desempenharem bem para serem aprovados no final do ano letivo”, comentou.

Consuelo Oliveira

Segundo Clóvis Danilo de Castro, 15, as férias serviram para aliviar a tensão e o cansaço, mas já era hora de retornar: “É cansativo mas é bom porque sem a escola o que seria dos alunos? A tarde entediante, sem fazer nada. É bom estudar, manter a rotina. O estudo do último ano é difícil, mas quando você chega no final vale a pena”, disse o aluno do 9º ano.

Vitória da Conquista conta com 203 creches e escolas nas zonas urbana e rural e mais de 42 mil educandos.