Estudantes da Escola Municipal Lycia Pedral passaram por uma avaliação nutricional, graças a uma ação das secretarias municipais de Educação (Smed) e de Saúde (SMS), em parceria com a UniFTC. Na tarde deste sábado (24), 91 crianças e seus familiares foram convidados para uma ação de intervenção nutricional, com orientações para melhorias na alimentação daquelas que apesentaram obesidade ou magreza, de acordo com cada grau de Índice de Massa Corpórea (IMC) identificados.

A coordenadora de Vigilância Nutricional da SMS, Iasmin Flores, falou sobre a importância dessa iniciativa para a saúde e, consequentemente, o melhor desenvolvimento acadêmico das crianças. “A gente tem estudos que já provam que quando a criança tem oferta de nutrientes de forma adequada na sua infância, ela tem um melhor desenvolvimento cognitivo. Então, identificar desde a primeira infância, ou na fase inicial da criança, essas deficiências, ou de peso inadequado ou estatura inadequada, a gente consegue melhorar nessa base, a gente consegue evitar problemas futuros, como diabetes, hipertensão e obesidade”, disse.

Segundo Thaíse Ferraz, responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), da Smed, a proposta do projeto vai além da avaliação nutricional dos alunos. “Mas que, através dessa avaliação nutricional, pudesse ser direcionado o cardápio da alimentação escolar dessas crianças. E também nós pudéssemos alcançar as famílias, alcançar os pais; através do projeto Educan também, com palestras educativas para esses pais, para essas famílias. E, posteriormente, também dar direcionamento e encaminhamento a essas crianças, através das Secretaria de Saúde, e dessa forma fazer uma ação intersetorial”, afirmou.”.

Maria das Graças Barros é mãe de dois alunos da Escola Lycia Pedral: Davi, de 10 anos, e Letícia, de nove. Os dois passaram pela avaliação anteriormente, e agora receberam as orientações para melhorias na sua rotina de alimentação. “Eu acho muito importante. Os meus [filhos] estão acima do peso, e eu achei bem importante esse projeto que eles estão fazendo, para melhorar a vida das crianças, e a nossa também. Para mim tá sendo muito importante e bom para a comunidade”, avaliou.

A Escola Lycia Pedral é a primeira a receber essa iniciativa, que deve beneficiar todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Em algumas unidades, já foi realizada a etapa da avaliação nutricional, e em breve os estudantes também passarão pela etapa de intervenção.