Dirce lembrou do desafio da pandemia para os trabalhadores do SUAS

Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Vitória da Conquista participaram, nesta quarta-feira (5), de um webinário com o tema “O território no monitoramento e avaliação do SUAS: entre chegadas e partidas”, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) com a participação da pesquisadora Dirce Koga, assistente social, doutora e pós doutora em Serviço Social pela PUC (SP), onde é professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social.

O evento faz parte do plano de ação da Semdes para área de educação permanente e tem por objetivo qualificar o processo de avaliação e monitoramento na gestão do SUAS em Vitória da Conquista, como forma de potencializar a capacidade de atendimento da Rede Socioassistencial.

“Poder contar com a professora Dirce nesse primeiro grande evento de educação permanente muito nos fortalece. E poder ter a ampla participação dos trabalhadores do SUAS e conselheiros municipais de assistência social qualifica esse importante debate. Tudo com o objetivo maior de atender melhor à população” ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias.

Para Dirce, que reencontra Vitória da Conquista pela segunda vez, o monitoramento e avaliação do SUAS deve fazer parte do planejamento estratégico da gestão. “Se por um lado a gente não consegue fazer um plano sem um diagnóstico, a gente não consegue saber como está este plano de ação se não fizermos o monitoramento e a avalição”, explicou.

O evento contou com a participação de 100 pessoas que durante duas horas tiveram a oportunidade de tirarem dúvidas quanto à temática. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Karoline Quaresma, o evento foi muito bom. “A minha construção de saberes sobre o SUAS ficou bem mais completa depois de ouvir esta palestra maravilhosa. Parabéns a Semdes pela realização e pelo convite”, destacou Quaresma.

Segundo a diretora de Assistência Social, Clea Malta, iniciar as atividades previstas no plano de ação com a professora Dirce foi uma grande oportunidade. “A partir deste momento com Dirce podemos planejar com mais propriedade nossas metas para este ano e para os anos que estão por vir para podermos ampliar e qualificar a nossa oferta para população, é um renovo a fala de Dirce”, declarou Cléa.