Educação
Postado em 24 de abril de 2023 as 14:30:30
e atualizado em 25 de abril de 2023 as 23:37:12
As aulas nas escolas municipais retornaram normalmente hoje (24), em clima de tranquilidade, após final de semana prolongado com o feriado de Tiradentes, 21 de abril. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) tem atuado no sentido de garantir a segurança de alunos e servidores nos espaços de ensino municipal, principalmente considerando mensagens de ameaças nas redes sociais, que destacaram o dia 20 de abril como a data de possíveis ataques a escolas de todo o Brasil.

EM Cláudio Manuel da Costa
A Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Simão são exemplos onde a situação hoje era de normalidade. A diretora da Cláudio Manuel da Costa, Elisângela de Sá, informou que tudo transcorre com normalidade, sem nenhum problema.
Já diretora do Cmei Simão, Sônia Geruza Borges, afirmou que não houve mudança na rotina da unidade. “Os alunos estão frequentando normalmente. Claro que estamos muito atentos a qualquer anormalidade que possa acontecer, mas, até o momento, tudo em paz”, informou.

Cmei Simão
Dia D
Na quinta-feira (20), a Smed promoveu um ‘dia D’ em 12 unidades da rede urbana e quatro na zona rural, em integração com Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, que desenvolveram as ações de segurança.
Na zona urbana as escolas que receberam a visita dos órgãos de segurança foram o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Simão, o Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freir (Cair); e as escolas municipai Arthur Seixas, Bem Querer, Claudio Manuel da Costa, Frei Serafim do Amparo, Milton de Almeida Santos, Professora Edivanda Maria Teixeira, Professora Fidelcina Carvalho Santos, Professora Marlene Flores eProfessora Ridalva Correa de Melo Figueiredo, além da extensão da Escola Municipalizada Carlos Santana no antigo Colégio Politécnico Bock.
Quatro escolas da zona rural também foram contempladas: Maria Leal, no Capinal, Erathósthenes Menezes, em Iguá; José Rodrigues do Prado, no Pradoso; e Moisés Meira, em José Gonçalves.
O Comandante da GM, Cristovão Lemos, informou que um efetivo de 60 guardas com seis viaturas já estava nas escolas desde às 7h, mais is guardas em locais fixos nas unidades de ensino. “A nossa produtividade foi positiva com os trabalhos desenvolvidos nos três períodos”, disse Lemos.