Investir em estratégias para acolher todos os alunos, promovendo a chamada educação inclusiva. É partindo desse princípio que a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo o “II Projeto Ser Surdo: Libras nas Escolas” desde o dia 17 de setembro em escolas municipais com alunos surdos. Na manhã de hoje, 25, foi a vez do Centro Municipal Professor Paulo Freire (Caic).

A finalidade do projeto é a divulgação dos aspectos inerentes à cultura surda, bem como da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A educação da criança surda é um direito e faz parte da sua condição como ser humano. Tal como para a criança ouvinte, o pleno desenvolvimento das capacidades linguísticas, emocionais e sociais é imprescindível para a criança surda.

Milânia Santos

Segundo a professora de Libras, Milânia Santos Bonfim, o projeto é realizado desde o ano passado, com bons resultados. “É preciso mostrar que os surdos são pessoas normais, com a mesma capacidade que a nossa, o que difere é apenas a língua. Passamos nas salas dos alunos surdos, fazendo esse papel de conscientização por meio de miniaulas, com noções básicas da língua de sinais, que possibilitam ao aluno ouvinte estabelecer a comunicação com o aluno surdo”, explicou Milânia.

A culminância do projeto acontecerá nessa quinta, 26, Dia do Surdo. Pela manhã, haverá uma panfletagem na Praça 9 de Novembro, centro da cidade, com a comunidade surda e pais de alunos surdos, com a finalidade de divulgar o Dia do Surdo e a importância dessa data para a comunidade surda. À tarde, serão apresentados esquetes com a participação dos alunos com surdez, do 1º e 2º ano do ciclo III do Centro de Educação Professor Paulo Freire (Caic), e vídeos em homenagem ao Ser Surdo, com a participação das comunidades surda e escolar, pais e familiares de alunos surdos.