Educação
Postado em 7 de setembro de 2014 as 18:29:00
“Independência: o mesmo sonho, a igual esperança de todos os povos”. Foi com inspiração nesse tema que mais de 1.300 alunos da Rede Municipal de Ensino marcharam pela Avenida Integração na manhã deste domingo, 7, compondo o desfile em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. Neste ano, o evento relembrou a importância histórica dos povos indígenas na formação sociocultural brasileira.
Neste sentido, além da ala de Apresentação Oficial da Administração Municipal, mais sete alas temáticas foram apresentadas pelos alunos das escolas municipais. Foram elas: Homenagem a Independência da Bahia; Povos Ameríndios; Indígenas – Os donos da terra; Povos Indígenas e sua relação com a natureza; Índios Brasileiros – O Brasil ontem e hoje; Atalha – Os índios paneleiros do Sertão; e A Grande Utopia – Uma terra sem males.
“Nada mais justo do que se comemorar e homenagear esses povos que aqui estavam na época do descobrimento e que originaram essa miscigenação, que formou e forma, ainda hoje, o povo brasileiro”, explicou o secretário municipal de Educação, Valdemir Dias. Ele demonstrou a felicidade em constatar a presença maciça dos estudantes e destacou a grande importância desse ato como a culminância de um trabalho diário nas instituições: “O espírito cívico tem que se dar sempre, não só na época de 7 de Setembro, mas também em todo o processo de ensino-aprendizagem”.
A estudante da Escola Municipal José Mozart Tanajura, Érica Freitas, contou que foram duas semanas de preparação para esse tão esperado momento. Integrando pela segunda vez o desfile de 7 de Setembro, ela registrou a sua impressão: “É muito bom para o nosso aprendizado como um todo. Acho muito interessante estar aqui”.
Empolgação foi a característica destacada por Letícia Caroline sobre a sua participação no ato cívico. Veterana no evento, sendo este o seu quinto ano de desfile, a estudante da Escola Municipal Professora Marlene Flores expressou a sua animação. “É muito importante fazer parte dessa data. Todo mundo participa dessa comemoração, nós temos que participar também. É muito legal”, afirmou.