Educação
Postado em 3 de abril de 2023 as 13:00:22
A Escola Municipal Padre Aguiar realizou uma semana de programação voltada ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último domingo (2), com atividades em sala de aula com os alunos, pesquisas e confecção de cartazes. O encerramento ocorreu nessa segunda-feira (3), com o evento denominado “Tarde Azul”, voltado para os pais e responsáveis por crianças com qualquer tipo de deficiência que esteja matriculada na unidade. O psicólogo Uirá Azevedo Vieira Lima palestrou sobre o “Cuidado de crianças com TEA – Tempo e espera… A importância de um olhar cuidadoso, atento e acolhedor! ”
De acordo com Uirá, a proposta é pensar junto com os pais e mães ou responsáveis pelas crianças que têm esta condição, de como lidar com a expectativa de tempo e espera, quando será o desenvolvimento das crianças. “O autismo é uma condição. Desde o caso mais simples ao mais severo tem como trabalhar esta criança. O grande traço do autismo é a comunicação e interação social qualquer que seja o grau. Costumo dizer que as pessoas que têm autismo estão num mundo paralelo, próprio, interno, completamente diferente daquele que estamos habituados. Nós é que temos que entender como fazer esta comunicação e interação, seja do grau mais leve ao mais severo. O grau severo leva mais tempo, mas a condição de socialização, interação, desenvolvimento cognitivo e comportamental é completamente possível”.
- Uirá Azevedo Vieira Lima
- Denise Badim Teixeira
- Isailva Marques
A professora da Sala de Recursos Multifuncionais, Denise Badim Teixeira, acrescentou que a palestra vai ajudar os pais cujos filhos estão entrando na escola pela primeira vez este ano. “É o momento de adaptação ao espaço escolar. Precisamos facilitar para os pais este processo que as vezes é doloroso para alguns, de muita preocupação”. Ela apresentou a importância da sala de recursos, orientou sobre o funcionamento, mostrando como foi em 2022 e a proposta para este ano. A programação também contou com a participação da servidora da Secretaria Municipal de Educação (SMED) Isailva Marques, mãe de autista, que realizou um trabalho de sensibilização, com dinâmicas, conversação, uma de roda de conversa com os pais.
A diretora da Padre Aguiar, Jucélia Mendes de Oliveira, enfatizou a importância da programação “Tarde Azul”, realizada com os pais de crianças com deficiência. “Nós queremos exaltar a importância de acolher essas crianças em nossa escola e também lembrar os direitos dessas crianças, mostrar para os pais que nós estamos abertos para acolhê-los, ajudá-los e caminharmos juntos”.
Atualmente, 43 alunos com deficiência estão matriculados na unidade e todos serão atendidos na sala de recursos multifuncionais, dos quais, 36 autistas. Os demais são com Síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiência intelectual e baixa visão.
- Jucélia Mendes de Oliveira
- Maria Paula
Para a cabeleireira e estudante de pedagogia, Maria Paula, mãe de Daniel Aquiles, de 6 anos, aluno do 1º ano do ensino fundamental da Escola Padre Aguiar, o evento também foi muito importante. Ele tem os diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Estamos nessa luta há muitos anos, por respeito, igualdade e espaço para nossas crianças. Quando você encontra uma escola como a Padre Aguiar, que tem uma sala para fazer este tratamento é muito importante”, disse.
Ela reforçou que se sente aliviada em saber que as crianças têm um espaço para aprendizagem, conhecimento e socialização, pois o filho já passou por outras escolas. “O preconceito é muito grande, e neste evento a abordagem é interagir e nos assegurar como mãe que eles estarão sendo bem cuidados. Essa é a primeira escola aberta que consegui que tivesse um espaço para ele. É a primeira vez que ele está numa escola municipal. A Escola Aguiar abraçou meu filho, isso me deixou aliviada”, concluiu.