Com o objetivo de expor os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no espaço de leitura, a Escola Municipal Maria Leal, localizada no povoado de Capinal, promoveu entre os dias 26 e 30 de novembro a I Exposição de Arte e Cultura. A programação contou também com mostra de painéis, fotos e obras de arte produzidas pela comunidade escolar, feira cultural sobre os grandes escritores da literatura, contação de histórias e causo, coral natalino e sarau.

Para a vice-diretora da escola, Elisângela Santana, o trabalho do espaço de leitura contribui de maneira fundamental para o aprendizado dos alunos. “É um enriquecimento tanto para os estudantes quanto para o trabalho dos professores. Esse projeto só tem acrescentado em toda a parte pedagógica da escola”, disse.

O agente de leitura, Robson Ferraz, destaca que a parceria com os professores tem colaborado bastante para o sucesso das atividades do espaço de leitura. “Há uma interdisciplinaridade entre o projeto de leitura e as outras disciplinas, por isso, o trabalho tem dado certo e conquistado muitos alunos. É gratificante ver o resultado dessa iniciativa. Os alunos estão mais interessados, gostam das atividades e dessa forma o trabalho flui com mais facilidade”, explicou.

Concurso de Leitura– No último dia de exposição, aconteceu a 2ª edição do prêmio Grande Leitor, com a participação dos alunos que, desde o início do ano, frequentaram o espaço de leitura e pegaram livros emprestados. Ao levar um livro para casa, os estudantes recebiam também uma ficha com algumas perguntas sobre a obra literária que deveriam ser respondidas após a leitura. A iniciativa buscou avaliar a interpretação dos alunos e ter a certeza que eles realmente leram todos os livros. Os três primeiros colocados receberam medalhas e brindes. Além disso, o aluno que mais se destacou foi contemplado também com um passeio.

Avaliação positiva– A participação dos alunos na I Exposição de Arte e Cultura foi bastante positiva. “Eu acho muito legal porque desperta a vontade de ler dos jovens e das crianças. Venho sempre ao espaço de leitura porque gosto muito de ler e comecei desde pequena. Isso tem me ajudado muito, pois, quando lemos aprendemos a falar e escrever melhor”, relatou a aluna do 5º ano, Ediléia Rodrigues.

Para o estudante Breno Marques, também do 5º ano, o espaço de leitura tem proporcionado atividades bastante interessantes. “Esse projeto é muito bom porque tem me ajudado a desenvolver a leitura e ter mais conhecimento. Os livros são bem interessantes e já conheci a história de vários autores. Eu tenho aprendido muito e gosto bastante de ler”, afirmou.