Representantes da Secretaria Municipal da Educação estiveram na apresentação do que vai ser publicado no jornal Eco Teens, produzido pelos alunos da Escola Municipal José Rodrigues do Prado, localizada no Distrito do Pradoso. O jornal faz parte do Projeto Eco Teens do Ministério Público da Bahia em parceria com as escolas públicas sempre abordando a temática do meio ambiente. Esta é a 18ª edição do jornal em Vitória da Conquista

A coordenadora pedagógica da escola, Edimê Gomes Miranda, e a diretora Nélia Querino, apresentaram a “boneca do jornal”, ou seja, uma prévia da edição impressa. O jornal produzido por alunos da escola aborda os aspectos locais do Distrito do Pradoso, com o título “Desvendando o Distrito do Pradoso: Conhecer para preservar”.

A edição retrata a preservação de nascentes, o destino do lixo, o sítio arqueológico, entre outros. A Promotora Karina Cherubini, responsável pelo projeto, destacou a temática escolhida pela escola, “o tema foi bastante interessante mostrando o lado de Conquista que é pouco conhecido, inclusive por pessoas que são daqui”.

O jornal foi produzido por 400 alunos de 11 a 19 anos no turno vespertino. Para a coordenadora pedagógica, Edimê Gomes Miranda, foi uma oportunidade dos alunos mostrarem o lugar onde vivem, “foi muito interessante para os alunos, para nós, eles se sentiram bem, orgulhosos do lugar onde vivem. A nossa intenção é de apresentar a região e ao mesmo tempo levar a reflexão sobre a questão da importância de preservar tudo o que se tem lá”, destacou.

A diretora da escola, Nélia Querino, ressaltou a satisfação de ver um trabalho desse nível desenvolvido pelos alunos: “Foi uma forma muito interessante como os alunos conduziram o trabalho, uma vez que envolveu toda a família, a comunidade, os funcionários da escola. Um projeto interdisciplinar que veio com uma dinâmica para despertar um novo olhar desses alunos. Como gestora, estou lisonjeada, muito feliz pelos resultados que tivemos.”

Esteve na apresentação o conselho editorial, composto por representantes da Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Comunicação, Conselho Municipal da Educação e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Os conselheiros avaliaram o conteúdo das reportagens, assim como a estrutura do jornal.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Cristina Leilane de Azevedo Fernandes, ressaltou a parceria do Ministério Público com a Secretaria Municipal: “A Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista sente-se honrada em fazer parte de um projeto como o Eco Teens, em parceria com o Ministério Público, no qual o meio ambiente é a temática principal de trabalho a ser desenvolvida no ambiente escolar. Os alunos do Pradoso foram felizes em discorrer no jornal Eco Teens o lugar de pertencimento e suas potencialidades sócio-ambientais de forma crítica e original”.