Educação
Postado em 22 de setembro de 2017 as 18:31:30
“Eu ganhei um presente ao matricular meu neto nesta escola. Aqui encontrei mais do que apoio e profissionais capacitados, encontrei amor”. Com esse depoimento, a dona de casa Helena Machado emocionou os participantes do Seminário Vivenciando a Inclusão, promovido pela Escola Municipal Zulema Cotrim e pela Extensão Thompson.
O evento, realizado na tarde desta sexta-feira, 22, também marcou o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, instituído em julho de 2005 e celebrado no dia 21 de setembro. “Esta atividade teve como principal objetivo promover um encontro com as famílias das crianças com necessidades de Atendimento Educacional Especializado (AEE), mostrando a elas a importância da interação e da troca de experiências”, destacou a diretora da escola, Rose Mary Fonseca.
Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Dilvane Chagas, o trabalho de inclusão nas escolas tem relevância social e pedagógica e a parceria com a família é fundamental nesse processo. “Temos alunos com múltiplas deficiências e cabe à família passar para a escola as demandas e necessidades de cada criança”, disse.
Na oportunidade, os presentes conheceram melhor o trabalho realizado na Sala de Recursos Multifuncionais, implantada na Escola Zulema Cotrim em abril deste ano. “São 14 estudantes atendidos na Extensão Thompson e 10 aqui na Zulema, além de cinco alunos surdos”, explicou a professora responsável pelo AEE, Sueli Gonçalves. A professora lembrou ainda que a instituição conta com atendimento diferenciado para os alunos surdos. “Além do espaço próprio para atender a esse público, contamos com o trabalho de dois tradutores intérpretes de Libras”, completou.
Apresentações culturais e palestra sobre a importância da família na perspectiva da educação inclusiva também fizeram parte da programação.