Aconteceu, na manhã desta quarta-feira, 20, a formação continuada dos educadores do projeto Escola Mais. O aperfeiçoamento, realizado no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, teve como tema “No limite da arte: reciclando e recriando”.

Para o ano de 2013, o Escola Mais objetiva aprimorar os conhecimentos de todos os facilitadores que atuarão no projeto, utilizando uma metodologia que privilegie a dimensão estética, o lúdico, a criatividade e a participação significativa. O programa também busca a boa convivência e o enriquecimento dos valores relativos aos direitos humanos e à cidadania plena.

A coordenadora do projeto, Núbia Bahia, destacou o trabalho desenvolvido pelos facilitadores nas escolas municipais como sendo inovador e essencial para o desenvolvimento dos estudantes. “Todos nós agora fazemos parte da família Escola Mais. Eu acredito nesse projeto e acho que os facilitadores devem continuar fazendo a diferença no cotidiano escolar dos nossos alunos, contribuindo para o crescimento intelectual e pessoal de cada um”.

Segundo a coordenadora de projetos, Regina Lima, que na ocasião estava representando o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos da Ibiapaba, “esse projeto tem ajudado a perceber as capacidades e as potencialidades dos estudantes. Temos conseguido realizar o papel da educação em nosso município, oportunizando aos estudantes o aprendizado além das primeiras letras”, disse.

A coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação, Alcina Lúcia, abordou acerca da importância da arte para o desenvolvimento emocional das crianças. “A arte talvez seja o ponto mais forte dentro do trabalho que tentamos realizar nas escolas, pois só ela é capaz de estabilizar os indivíduos como cidadãos. Arte e educação estão interligadas, porque educar é uma arte”.

Durante a parte da manhã, os educadores assistiram às palestras: “Responsabilidade Social e Direito da Criança”, com a conselheira tutelar Cristina Fagundes, e “Ética e Cidadania: no tecer da arte”, com professor Adão Albuquerque. No período vespertino, foram oferecidas oficinas, contemplando as seguintes temáticas: cinema, reciclagem, psicomotricidade, planejamento, educação infantil e inclusão.