Priorizando a qualidade da educação, a Prefeitura de Vitória da Conquista vem realizando reformas, ampliações e construções de escolas em todo o município. Atualmente, cinco unidades escolares estão recebendo intervenções. A Escola Municipal Euclides da Cunha, localizada no povoado de São Sebastião, está entre elas. A unidade foi demolida, e a Administração Municipal adquiriu o terreno ao lado para que uma escola totalmente nova fosse construída numa área de aproximadamente 2.800 m².

A Empresa Municipal de Urbanismo é responsável pela execução dos serviços que tinha a previsão de ser concluída no final deste mês. Mas por conta de alteração no projeto inicial, a obra deve ser entregue à comunidade em dez dias. “A área de aplicação do piso foi ampliada para 630 m², o forro também será colocado em mais três ambientes. Uma nova área para educação infantil com colchão de areia e muro foi construída”, informou o engenheiro responsável, Renato Teixeira, que acrescentou: “Conversei com a direção da escola que está muito satisfeita com o trabalho e achou justo ter passado um pouco do prazo previsto, porque o serviço também mudou”.

Essas mudanças servem para oferecer um maior bem-estar aos professores e aos alunos da escola. “Todos esses esforços estão sendo realizados para melhorar ainda mais a educação do município”, salientou o secretário de Educação, Ricardo Marques.

Com o término da obra, a escola passará a dispor de 12 novas salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, banheiros adaptados, além de uma sala para educação infantil. O investimento é de R$ 1.296.347,88 de recursos próprios do Município.

Trabalho contínuo – Em breve, novos bairros e distritos da cidade serão beneficiados com essas intervenções. Já estão no cronograma da Prefeitura a entrega das escolas municipais Iza Medeiros (Kadija), Frei Serafim do Amparo (Zabelê), Lycia Pedral (Panorama) – reformadas – e de uma creche no bairro Senhorinha Cairo – construída.

Outras nove creches estão em processo de construção em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), beneficiando os bairros Patagônia, Lagoa das Flores, Recanto das Águas, Coveima II, Morada Real, Vila América, Panorama, Miro Cairo e o povoado do Simão. As obras já tiveram início.

Além disso, a Prefeitura também dará início à construção de uma escola no povoado da Estiva, atendendo a indicação feita pelos moradores, por meio do Orçamento Participativo. O investimento será de R$ 1,5 milhão e abrangerá, entre outros serviços, a implantação de salas de leitura, de informática e área administrativa.