Educação
Postado em 17 de maio de 2025 as 11:16:44
A Escola Municipalizada Carlos Santana está entre as 90 escolas do Estado da Bahia selecionadas para participar do Programa Mais Ciência na Escola, que visa apoiar propostas de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) para constituir redes estaduais que promoverão o letramento digital e científico em escolas públicas. O nome da escola foi publicado na Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT n.º 13/2024. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Professor Antônio Marcos Pereira Brotas, mobilizou as unidades de ensino a participar da chamada pública.
A professora idealizadora Elenilda Ramos agradeceu o apoio e incentivo que recebeu da vice-diretora, Marli Jardim, para inscrever o projeto. “A educação é minha bandeira. Trabalho na extensão Boock e vi no projeto a oportunidade de melhorar a qualidade de ensino para as crianças”. O projeto apresentado tem como título da ação pedagógica “Mais ciência na escola: Missão Meio-Ambiente digital para divulgação cientifica em mídias digitais, alertando sobre os problemas climáticos, bem como as possíveis soluções sustentáveis para os mesmos e Inclusão digital na Educação com implantação de um laboratório Maker”.

Elenilda
Ela explica que o objetivo geral é promover a inovação, criatividade e inclusão na educação, proporcionando aos estudantes um ambiente de aprendizagem prático e colaborativo através da implantação de um Laboratório Maker Escolar, onde possam desenvolver habilidades técnicas, criativas e sociais, integrando o conhecimento teórico com a prática, com vistas à promoção de uma educação antirracista.
De acordo com Elenilda, o projeto apresenta tópicos de “Ciências ambientais e sustentabilidade, algo que é necessário e urgente. Robótica, automação, educação midiática, promoção audiovisual e multimídia, promover a cidadania digital, divulgação científica em mídias digitais, contra as desinformações, artes digitais e multimídias, programação e desenvolvimento de softwares. Para nossos alunos isso tudo será muito bacana”.
Na próxima segunda-feira (19), às 14h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, acontece o lançamento do projeto Mais Ciência na Escola Bahia – Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE). O evento contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do governador, Jerônimo Rodrigues. O secretário Edgard Larry, o professor Ronilson Ferreira e a professora Elenilda estarão representando a educação municipal de Vitória da Conquista.
A professora explicou que inicialmente o CNPQ vai conhecer os espaços e posteriormente executar a compra de material para trabalhar nesse laboratório. “A priori serão atendidos 10 alunos que receberão bolsas do CNPQ de R$ 200,00. Terão impulso na vida acadêmica”. A unidade deve receber em torno de R$ 100 mil em investimentos para aquisição do material de execução do projeto. A duração do projeto é de um ano. Após esse período os equipamentos serão da escola. “Acreditei, sabia que era possível. Vou levar o nome de Conquista e mostrar que estamos fazendo história. É possível um professor de escola municipal buscar um projeto deste para melhorar sua escola”, finalizou.