O curso de capacitação, que começou nesta segunda-feira, 4, reúne cerca de 70 pessoas

Profissionais que atuam no Hospital Municipal Esaú Matos e alunas do curso para doulas voluntárias, promovido pela instituição, participam de uma capacitação sobre o manejo clínico da lactação. A atividade, que começou nesta segunda-feira, 4, reúne cerca de 70 pessoas.

A capacitação tem como objetivo fortalecer as ações de promoção, proteção, incentivo e apoio ao aleitamento materno como ação estratégica para a redução da mortalidade infantil. O curso faz parte também dos requisitos para que a unidade continue sendo um Hospital Amigo da Criança, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A coordenadora municipal do Banco de Leite Humano do Esaú Matos e ministrante do curso, Adriana Vasconcelos, explicou que a iniciativa é um dos requisitos para renovação da certificação, que tem por objetivo reduzir as taxas de mortalidade infantil, por meio das boas práticas do aleitamento materno.

“Uma iniciativa como essa nos capacitará para orientar as mães e permitir que elas tenham acesso às informações. Assim, poderão tomar melhores decisões sobre a amamentação”, destacou Luíza Reis, estudante e aluna do curso de doulas.

Já a enfermeira Fabine Neves vê o curso como forma de oferecer assistência materna e infantil aos pacientes, qualificando a equipe de profissionais de saúde.

O curso segue até a próxima quarta-feira, 6, das 18h às 22h.