No decorrer deste mês de campanha do Agosto Dourado, as equipes de saúde das unidades de saúde da zona urbana e rural, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família Atenção Básica (Nasf-AB), realizaram ações educativas para o fortalecimento e incentivo da amamentação, além do envolvimento do pai dentro dessa temática com a Semana de Valorização da Paternidade.

No cronograma de ações, foram realizados dias D com o público de gestantes, puérperas, mães lactantes, pais e parceiras, e rede de apoio, com palestras educativas, práticas corporais, orientações e distribuição de brindes. As ações do Agosto Dourado são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Banco de Leite Humano e Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista (FSVC), com o objetivo de reforçar a importância desse alimento que garante o desenvolvimento saudável dos bebês e crianças.

“Nós reconhecemos os benefícios da amamentação, por isso, todos os anos, realizamos a campanha na Atenção Primária à Saúde com esse objetivo de disseminar a informação de que o leite materno é a melhor fonte de nutrição para os bebês e a maneira mais eficaz de reduzir as taxas de mortalidade infantil”, afirmou a diretora de Atenção Básica, Camila Ribas.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e, de forma exclusiva nos seis primeiros meses de vida do bebê, como explica Gislany Silveira, coordenadora da área técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da Atenção Básica. “Com a temática ‘Proteger a amamentação é uma responsabilidade de todos’, a intenção é envolver os parceiros nesse processo, os empregadores para entender os direitos das mães, os profissionais de saúde para que possam entender o papel deles nesse trabalho de incentivo da amamentação, as próprias mulheres, as ONG’s e a sociedade em geral”, complementou.

Amamenta e Alimenta Brasil

Neste ano, o município está implantando também uma nova estratégia do Ministério da Saúde chamada “Amamenta e Alimenta Brasil”, que visa intensificar as ações de apoio, proteção e promoção ao Aleitamento Materno e à Alimentação Complementar Saudável (crianças até 24 meses de idade) no SUS.

Essa ação será implementada pelos Nutricionistas do NASF-AB e Nutricionistas da Vigilância Alimentar e Nutricional da SMS, que visitaram, nessa segunda-feira (29), o Banco de Leite Humano e a maternidade do Hospital Esaú Matos.

A estratégia vai qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica, por meio de oficinas e capacitações, com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Oficina Amamenta e Alimenta Brasil com profissionais do NASF-AB