Por determinação da prefeita Sheila Lemos, as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Serviços Públicos (Sesep) e Meio Ambiente (Semma), além do Departamento de Máquinas e Equipamentos (Deserg) e Defesa Civil Municipal, estão em plantão permanente por causa das chuvas que começaram no início da noite de ontem (20) e devem prosseguir fortes até domingo.

Prefeita discute ações com Senifra, Defesa Civil e Deserg

Os temporais são causados pelo avanço de uma frente fria sobre a região que inclui o estado da Bahia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a oscilação de energia elétrica na cidade ontem, os pluviômetros não marcaram em alguns momentos, mas houve o registro de 55m de chuva em dado momento.

Hoje pela manhã, a prefeita liderou reunião no Deserg, quando foram avaliadas as primeiras consequências das chuvas e passadas as orientações para as ações das equipes. De lá, Sheila Lemos foi ao bairro Santa Cecília, o mais atingido. “Estávamos esperando um volume de chuvas de 30mm a 40mm no final de semana, de ontem até domingo, só que ontem, início de noite, fomos surpreendidos com uma forte tempestade. A estimativa é que tenha chovido, só na parte alta da cidade, na região dos bairros Panorama e Santa Cecília, cerca de 70mm, em 40 minutos”, observou a prefeita.

Registros

Ontem a Defesa Civil registrou cinco e hoje foram 15 pela manhã. Duas famílias moradoras dos bairros Panorama e Santa Cecília ficaram desalojadas e já foram contatadas pela equipe social da Prefeitura. Ontem, houve o desabamento parcial de uma casa, tendo sido a moradora retirada da moradia pela Defesa Civil.

Outro imóvel, onde existe uma casa e uma marcenaria, na parte baixa do Santa Cecília, próximo à Avenida Presidente Vargas, também foi invadido pela enxurrada. Isso se deu em razão do extravasamento de água do canal, que causou a enxurrada. Nem mesmo nas chuvas fortes dos finais de de 2021 e de 2022 provocou extravasamento do canal.

“Estamos em alerta, equipes e equipamentos da Seinfra, Deserg, Sesep e Semma. além da Defesa Civil, ficarão em plantão permanente e assim que as chuvas cessarem, vamos iniciar a recuperação do pavimento que foi estragado”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.