Equipe do Samu 192 durante a atividade motivacional

Valorizar e auxiliar os servidores municipais na execução de suas funções, por meio de ferramentas que ultrapassam a rotina de trabalho, é uma das preocupações constantes da Prefeitura de Vitória da Conquista. Dessa forma, a Coordenação de Gestão de Pessoas, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, desenvolve ações voltadas ao atendimento do público interno, buscando conhecer suas demandas e solucionar possíveis conflitos. Seguindo essa política, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) participou de uma atividade de motivação e intervenção na manhã desta segunda-feira, 21.

Gustavo Leão

De acordo com o coordenador de Gestão de Pessoas, Gustavo Leão, procedimentos como esse são constantes, para que a Administração Municipal possa estar atenta às dificuldades existentes na relação interpessoal dos seus funcionários. “Dialogando com os servidores é possível identificar as situações e desenvolver as ações necessárias, de acordo com cada demanda. Dessa forma, realizando intervenções a fim de minimizar o estresse, podemos oferecer maior qualidade de vida aos nossos profissionais”, afirmou.

Taís Lemos

Traçar um diagnóstico organizacional é o principal objetivo de encontros como esse. Por meio do acolhimento e da escuta focal, é possível desenvolver um trabalho de intervenção. “Vamos ouvir os funcionários para saber qual é a demanda psicológica desse grupo, para que a gente possa montar algumas ações efetivas na tentativa de melhorar as questões motivacionais, o relacionamento interpessoal e a valorização de um para com o outro”, explicou a psicóloga da Coordenação de Gestão de Pessoas, Taís Lemos. Ela também revelou que o objetivo é expandir a iniciativa para outros órgãos e setores, avaliada a necessidade de cada um.

Gracielle Gardênia

A atividade motivacional foi bem recebida pela equipe do Samu 192, que já ansiava por uma iniciativa como essa. “Ter alguém da Secretaria Municipal de Administração para participar conosco deste momento é muito importante, pois esse é um trabalho muito produtivo para o serviço e fundamental para os funcionários que atuam no Samu 192. Assim, pretendemos continuar com essa ação”, avaliou a coordenadora do serviço, Gracielle Gardênia. Além disso, ela destacou que possibilitar ao profissional o diálogo acerca das suas dificuldades e expectativas confere mais motivação durante a realização do trabalho.