O Programa Acessuas Trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), concluiu mais uma oficina que visa preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. Desta vez, a capacitação atendeu alunos da Escola Municipal Ridalva Corrêa de Melo Figueiredo, localizada na área de abrangência do Cras Nossa Senhora Aparecida.

Durante o encerramento das atividades nesta quinta-feira (27), os participantes tiveram acesso a informações sobre o mundo do trabalho, como elaborar um currículo, marketing pessoal e como se destacar nas entrevistas de emprego e dinâmica em grupo.

A supervisora do Acessuas Trabalho, Narriman Freitas, explicou que oficinas dessa natureza estão sendo realizadas nas escolas municipais Paulo Setúbal, Frei Serafim do Amparo e Lisete Pimentel Mármore. A supervisora disse ainda que, após a participação nas oficinas, será realizado o monitoramento do percurso destes usuários com orientações e informações de vagas disponíveis, cursos gratuitos promovidos pelo Senac, Senai e demais instituições parceiras e acesso a outras oportunidades, bem como cadastro nas plataformas para vagas de Jovem Aprendiz e estágios.

Para a diretora da escola, Italva Aguiar, a oficina foi mais uma motivação para os estudantes saírem em busca do primeiro emprego, além de dar mais importância e continuidade aos estudos. “Espero que outras edições desse projeto aconteçam aqui na escola para contemplarmos outros alunos”.

Após concluir a oficina, a estudante Cláudia Eduarda Portela, de 16 anos, se sente mais preparada para enfrentar o mercado de trabalho. “Agora sei como enfrentar uma entrevista de emprego e como buscar as melhores oportunidades, estou bem mais segura”, concluiu.