Atendendo a uma solicitação da comunidade de Vereda do Progresso, situada no distrito de São João da Vitória (Batuque), o Governo Municipal enviou ao povoado os secretários de Desenvolvimento Rural e de Serviços Públicos, junto com técnicos da Defesa Civil, para uma reunião nesta quarta-feira (21), na sede da associação de pequenos produtores rurais.

A equipe ouviu os moradores, que solicitaram melhorias em estradas rurais e em pontos de iluminação pública, reforma das estruturas de saúde e educação, além da limpeza do cemitério local. “Nós estamos pedindo e espero que sejam atendidas as nossas demandas. São coisas que estão ao alcance dos poderes públicos”, afirmou a agente comunitária de Saúde, Edmércia Brito, que mora em Vereda do Progresso e é responsável por dar assistência a cerca de 150 famílias de localidades do entorno, como Poço Tabuleiro da Baiana e as fazendas Angico, Espírito Santo e Casa Branca, além da própria Vereda do Progresso.

Ao ouvir as propostas apresentadas pela equipe do Governo Municipal, especialmente sobre a possível criação de uma horta comunitária, Edmércia respondeu de forma positiva e se prontificou a colaborar: “Contem comigo”.

Geração de renda

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, deixou pré-agendada uma nova reunião, a fim de tratar exclusivamente sobre alternativas para a agricultura local. A SMDR dispõe de projetos sobre plantação de cítricos, criação de galinhas, plantação de mandioca e inseminação artificial. “Isso é para trazer renda para o pessoal aqui, que é o nosso principal foco”, disse o secretário.

“Sobre as estradas, a gente vai acompanhar para, nas próximas semanas, resolver toda essa parte. E sobre os pontos alagados, nós vamos verificar junto com o nosso engenheiro civil o que pode ser feito, se é com manilhas, se é canal, se é algum desvio. Mas o importante é que a gente ouviu as demandas”, resumiu Breno, após conversar com os moradores.

Ações serão executadas em breve

O titular da pasta de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa, comprometeu-se a enviar uma equipe para coordenar a limpeza do cemitério do povoado, além de encaminhar outras questões. “Ouvimos diversas demandas, de diversas pastas do município. Estaremos encaminhando para a Saúde, a Educação, o Meio Ambiente”, disse Luís Paulo. “Quanto às demandas da Sesep, nós ouvimos e estaremos, nos próximos dias, executando aqui na comunidade de Vereda do Progresso”, concluiu o secretário.

“Estaremos aqui”

A técnica Vanessa Muniz, que representou a Defesa Civil ao lado do colega Joilson Torquato, afirmou que o setor vai continuar a acompanhar a situação da comunidade e a mantê-la em contato com outras divisões da Prefeitura. “Os encaminhamentos vão ser feitos e nós vamos estar aqui, também, para garantir que sejam realizados”, garantiu.

“Expectativa e esperança”

Moradora de São João da Vitória e atuante na comunidade de Vereda do Progresso, a servidora pública municipal Lourdes Mendes também fez um balanço positivo da conversa. “A comunidade quer acreditar que as coisas podem acontecer, porque as solicitações são antigas”, avaliou Lourdes. “Fizemos o pontapé inicial dessa conversa e, assim, a gente sai da reunião na expectativa e na esperança de que realmente possam atender. São coisas simples, mas muito importantes para a comunidade”, desejou.