O SAMU 192 realizou a capacitação da equipe de técnicos de enfermagem do CEMAE para a utilização de um Desfibrilador Externo Automático (DEA), recentemente adquirido pelo serviço através da Secretaria Municipal de Saúde. As instruções teóricas e práticas de como utilizar o equipamento foram dadas no auditório do Pólo de Educação Permanente em Saúde.

Segundo a coordenadora do CEMAE, Lina Hipólito, a capacitação foi estendida aos profissionais das unidades internas do complexo como o CEO e o CEMERF. Com a capacitação, ela afirma que “hoje, o CEMAE conta com esse equipamento e, também, com profissionais capacitados para seu uso de forma responsável e segura”.

O equipamento é utilizado em situações onde é constatada a parada cardiorrespiratória do paciente. Com ele, é aplicada uma corrente elétrica no coração da pessoa com o objetivo de evitar a sua morte por parada cardíaca. Porém, a simples presença do equipamento não garante que o socorro seja prestado, por isso a capacitação foi realizada.