No último sábado, 22, a população feminina de Lagoa das Flores foi homenageada pela equipe da Unidade de Saúde da Família da localidade com um dia de ações exclusivas na área de saúde da mulher. A atividade faz parte das comemorações do Março Mulher, promovido pelo Governo Municipal.

Durante todo o dia, das 8h às 17h, as mulheres que compareceram a unidade tiveram acesso ao preventivo, exame clínico das mamas, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial, palestras sobre o câncer de mama e o do colo de útero e a vacina do Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninas com idade entre 11 e 13 anos.

Zélia Dantas

Dona Zélia Dantas, que mora na localidade há mais de 30 anos, aproveitou para fazer o exame clínico das mamas. “O atendimento foi muito bom. Graças a Deus não tenho problemas”, avaliou Zélia.

Leliane Bispo

Já Leliane Santos Bispo, aproveitou para fazer o preventivo. “Para mim foi ótimo este mutirão, porque já estava precisando fazer o preventivo que é muito importante para saber como está a minha saúde”, ressaltou Leliane.

Edinardo Brandão com a estudante de Medicina, Neila, que acompanhou a atividade

O médico da equipe, Edinardo Brandão, lembrou a importância de identificar precocemente o câncer de mama, que está em primeiro lugar como causa de morte entre as mulheres em algumas regiões do Brasil. “Mulheres com parentes que tiveram câncer, que menstruaram precocemente, são sedentárias, possuem nódulos nas mamas ou que não tiveram filhos, devem ficar atentas e fazer sempre o exame. Nosso maior objetivo é a conscientização das pacientes e o diagnóstico precoce”, explicou Edinardo.

Tatiane Balmant

Durante a ação, foram realizados 100 exames de preventivo. “Nós ofertamos 100 exames para este sábado, para isso contamos com a colaboração da equipe de saúde da Urbis V. Fizemos também uma singela homenagem ofertando flores e um lanche para todas as mulheres que compareceram na unidade”, informou a enfermeira Tatiane Balmant.

A Unidade de Saúde da Família de Lagoa da Flores funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na unidade, a população conta com o atendimento de uma equipe formada por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo, agente patrimonial e oito agentes comunitários de saúde.