No último dia 26 de março, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma atualização sobre o cartão de vacinação. Participaram do encontro, que aconteceu na Escola de Formação em Saúde da Família, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas salas de vacina das Unidades de Saúde do município.

Durante a reunião, foi apresentado o percentual da cobertura vacinal do município referente a todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI) que estão disponíveis nas unidades de saúde. Entre elas, a vacina contra a poliomielite que atingiu 92,22% das crianças menores de 5 anos e a antirrábica animal, que abrangeu 89,60% de cães e gatos.

Patrícia Fernandes, enfermeira da Unidade de Saúde da Família do Vila Serrana

A enfermeira da Unidade de Saúde da Família do Vila Serrana, Patrícia Fernandes, destacou o PNI como um dos programas mais importantes do Ministério da Saúde e avaliou a iniciativa. “Quando cumprimos as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, conseguimos evitar o aparecimento de várias doenças na comunidade; e nos manter atualizadas é fundamental para aplicação correta de cada vacina”, ressaltou a enfermeira.

Na oportunidade, também foi apresentado o novo calendário de vacinação, cuja primeira campanha será a da gripe entre os dias 15 e 26 de abril. “O dia D este ano será no dia 20 de abril, um sábado. Este ano, o Ministério da Saúde ampliou a cobertura para as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e doentes crônicos”, informou a coordenadora municipal de Imunização, Elba Sampaio.