Na manhã de terça-feira (21), a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Fundo Nacional pela Eliminação do Trabalho Infantil (FNPETI) realizaram um workshop on-line sobre proteção social para acabar com o trabalho infantil.

O evento contou com a participação de diversas instituições governamentais e não governamentais que têm atuação na proteção à infância e à adolescência. Também participaram representantes de municípios onde foram desenvolvidas ações do projeto “Crescer sem Violência” da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, como Vitória da Conquista, que recentemente concluiu capacitação dos atores que atuam na rede de proteção à criança e ao adolescente do município.

A analista da Fundação Roberto Marinho, Cinthia Sarinho, lembrou que a prevenção e a eliminação do trabalho infantil no Brasil é pauta permanente da programação do Canal Futura e intensificada no dia 12 de junho, dia mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Cinthia explicou que a opção pelo workshop on-line se deu em razão do resultado bastante positivo do evento realizado no ano passado. “Nós resolvemos manter essa mesma metodologia para o encontro deste ano, com o convite das organizações que já atuam na temática, mas trazendo três especialistas convidados, que dialogam com o tema da campanha nacional deste ano – proteção social para acabar com o trabalho infantil – para que possamos colaborar com o fim desta grave violação de direitos”, explicou Cinthia.

O evento foi dividido em duas partes, a primeira um painel com exposição dos pesquisadores Aldaiza Sposati, Maria Searinha e do doutor em sociologia Rafael Osório, e o segundo momento de discussão e aprofundamento do que foi exposto durante o painel.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o evento contribuiu para as discussões que estão sendo implementadas no nível municipal para erradicação do trabalho infantil, não apenas no período da campanha que acontece até o dia 30 de junho, mas para o planejamento de ações a serem realizadas durante todo ano. “As discussões feitas no workshop contribuirão para qualificarmos as ações promovidas pelo governo municipal e, mais uma vez, projetam Vitória da Conquista no cenário nacional” declarou Michael.