Reunião do CLS Simão

Para tirar dúvidas sobre Cadastro Único, benefícios, atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ações de combate e prevenção à insegurança alimentar, mais de 60 moradores participaram de uma reunião ordinária do Conselho Local de Saúde (CLS) do Simão, com a presença de uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), atendendo ao pedido do conselho. O encontro ocorreu na tarde de terça-feira (12) no salão da igreja católica da localidade.

Segundo a cirurgiã dentista da Unidade de Saúde da Família do Simão e atual presidente do CLS, Cristiane Camargo, a motivação do convite à Semdes surgiu dos próprios usuários e também da percepção do aumento de demanda na unidade de saúde sobre essas questões.

“Estamos vivendo um momento delicado, por isso, o nosso conselho, que tem por objetivo debater as nossas demandas da saúde, mas também demandas intersetoriais e intrasetoriais, convidou o Desenvolvimento Social para esclarecer e informar sobre o acesso ao Programa Auxílio Brasil e outros benefícios. Foi muito bom e esclarecedor o encontro”, explicou Cristiane.

mais de 60 participantes estiveram na reunião

Segundo a diretora de Assistência Social da Semdes, Irlane Gomes, o encontro foi importante por dois aspectos: o primeiro o esclarecimento de dúvidas e a aproximação da população à sua unidade Cras de referência no território; e o segundo a possibilidade de poder ouvir outras demandas que também são da assistência.

“Quando estão em grupo, a comunidade manifesta outras demandas que a Assistência Social pode atender. Esperamos participar de mais momentos como este em outros territórios do município com mais frequência”, avaliou Irlane.

Além da diretora de Assistência Social, estiveram presentes na reunião a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Karine Barros, a técnica do Cras Jardim Valéria, Joyce Quadros, o coordenador de Renda e Cidadania e Gestor do Bolsa Família, Alberto Bittencourt.