Desenvolvimento Social
Postado em 25 de abril de 2013 as 14:45:25
Na tarde desta quarta-feira, 24, aconteceu o encerramento da capacitação “Formação e assessoria: qualificando os serviços socioassistenciais”. O objetivo da capacitação foi proporcionar assessoria para os agentes que trabalham diretamente no atendimento à população em situação de rua. A iniciativa sugeriu um processo de formação a partir da lógica intersetorial, envolvendo todos os agentes sociais no enfrentamento da situação de rua, de maneira sistêmica e interligada.
Durante o evento, a superintendente de Assistência Social do Governo do Estado, Ângela Gonçalves, falou da importância que a capacitação vai ter para os agentes envolvidos no processo. “Essa capacitação não finaliza o processo de aprendizado e reflexão, mas sim o inicia. E mais do que isso, ela é o que eu chamo de batalha civilizatória, tratar das pessoas que estão em situação de rua exige ousadia, porque são pessoas invisíveis, a sociedade não quer ver, incomoda”, comenta.
O secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, também estava presente no encerramento e lembrou-se das ações que a Prefeitura vem realizando nos últimos anos. “Estamos satisfeitos e ficamos alegres por participar deste momento, com essa riqueza de discussão e construção deste trabalho, que vai proporcionar muitos desafios para nós”, afirma Miguel.
Segundo o vice-prefeito, Joás Meira, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem uma rede de atenção e gestão muito ampla. “Todo evento que nós vamos, seja na saúde, educação, assistência social, agricultura seja na economia, a sensação que nós temos é que em todos os locais tem uma equipe capaz, comprometida e interessada. Isso é muito estimulante, cabe ao prefeito se tornar sensível e ao mesmo tempo dar autonomia e confiança, para que os seus colaboradores possam exercer as suas atividades na maior independência e dentro das melhores condições de trabalho”, explica o vice-prefeito.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto de Saúde Integral (ISIBA).