Na tarde desta terça-feira, 30 de abril, aconteceu o encerramento das oficinas da capacitação “Formação e assessoria: qualificando os serviços socioassistenciais”. O objetivo do curso foi prestar auxílio aos agentes que trabalham diretamente no atendimento à população em situação de rua. A iniciativa sugeriu um processo de formação a partir da lógica intersetorial, envolvendo todos os agentes sociais no enfrentamento da situação de rua, de maneira sistêmica e interligada. Na ocasião, foram entregues os certificados dos agentes sociais que participaram da formação e exibida uma encenação teatral, seguida por uma apresentação de percussão dos jovens do programa Acolhendo e Cuidando.

A coordenadora municipal da Proteção Social Especial, Kátia Freitas, comentou a importância do trabalho em rede e garantiu que o saldo da capacitação foi bastante positivo. “Nós seremos multiplicadores dessa capacitação, até porque o trabalho de monitoramento continua, e agora precisamos colocar o que aprendemos em prática, porque há uma população lá fora que precisa de nós”, disse.

Carlinhos Broa, mestre de Percussão

O mestre de Percussão, Carlinhos Broa, que dá aulas de percussão nos serviços do Creas Pop criança e adolescente falou um pouco de sua experiência com os jovens músicos. “Trabalhamos dentro de temas transversais, como a prevenção à dengue, vamos para rua à procura dos nossos instrumentos. Cano, lata viram instrumento, qualquer tipo de artefato a gente leva para dentro da sala de aula e transforma em música”, revela.