EMURC
Postado em 2 de janeiro de 2025 as 15:11:49
e atualizado em 3 de janeiro de 2025 as 16:05:48
Com obras nos quatro cantos da cidade, a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, em 2024, diversas melhorias na infraestrutura do município com o objetivo de garantir mais qualidade de vida para os moradores. Entre os vários tipos de intervenções, destacam-se drenagem e pavimentação asfáltica, revitalização e construção de espaços públicos, recapeamento asfáltico, entre tantas outras.
A Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) foi responsável pela execução de diversos serviços, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A Emurc iniciou a requalificação da Avenida Brumado, cuja entrega da primeira etapa aconteceu em junho, e, na sequência, foram iniciadas a segunda e terceira etapas, que estão em curso e terão as mesmas melhorias da primeira etapa, a exemplo da execução da pista de cooper, recapeamento asfáltico, paisagismo, iluminação em LED, em outras.
A área ao redor do Cristo, na Serra do Periperi, que também recebe a requalificação, teve a primeira etapa concluída e entregue no início do mês de julho. Foram instalados mirantes metálicos e de madeira, paisagismo, iluminação em LED, piso drenante para evitar acúmulo de água, calçadas acessíveis e sarjetas ao longo da rua de acesso ao monumento, além de intervenções na Rua do Cruzeiro. Está em execução a construção de um palco no espaço, com área total de 64,50 metros quadrados, coberto por lona tensionada resistente à ação do tempo.
E as obras aconteciam paralelamente à pavimentação asfáltica de vias nos loteamentos Bela Vista e Porto Seguro, e drenagem e pavimentação também no Panorama, além do recapeamento asfáltico em diversas ruas. Foram recapeadas vias no Jurema, Ibirapuera, São Vicente, Iracema, Cruzeiro, Recreio, Urbis VI e bairro Brasil, onde também foi iniciada a reforma da feira, com a instalação da primeira cobertura e refletores em LED. Enquanto o asfalto chegava com as obras de recapeamento e pavimentação, a Emurc também realizava a manutenção do asfalto em outras vias, por meio da Operação Tapa-Buraco, que atendeu mais de 50 localidades este ano, por meio do serviço ininterrupto, executado durante todo o ano para garantir melhores condições de tráfego e segurança para motoristas e pedestres.
À medida que ruas e avenidas eram recuperadas e revitalizadas, a Emurc também concentrava as atenções na Avenida Perimetral, por meio da requalificação da Avenida Modelo e da Rua Esaú Matos, no bairro Cidade Modelo, com pavimentação asfáltica e instalação de ciclovias. Apenas na Avenida Modelo, foram 13 mil metros quadrados, em toda a extensão da via. Também foi concluída a obra no trecho da Rua N, no bairro Morada dos Pássaros, via que conecta a Juracy Magalhães à BR 116, com a realização dos mesmos serviços.
Na etapa final da avenida, foi instalado um binário na Rua Rio de Janeiro, no bairro Comveima, também fazendo a ligação com a BR-116. O Corredor Perimetral possui aproximadamente 12 quilômetros de extensão e tem por objetivo interligar as regiões oeste, sul e leste da cidade, oferecendo uma alternativa segura para a travessia da cidade evitando o trânsito intenso do centro.
O asfaltou também chegou a localidades rurais com a pavimentação asfáltica do povoado da Estiva, contemplando uma área de 9.400m², no distrito do Pradoso, em 2.325m² de área pavimentada, e também em Bate-Pé, onde foi pavimentada uma área correspondente a 1.745,00 metros quadrados.
A Emurc também é responsável pela construção do Cemitério Municipal Campo da Paz, com obra em andamento. A empresa construiu o muro nos arredores do espaço, fez demarcação das covas nas quadras, execução de passeio, assentamento de piso inter travado, além de finalizar a construção da capela. O cemitério recebe intervenções na área administrativa e está sendo realizado o assentamento de caixonetes e portas, como também o assentamento das louças dos banheiros, e dando continuidade às instalações elétricas e hidráulicas no local.
Outra obra em andamento é a recuperação da rede de macrodrenagem da Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América, onde o sistema está recebendo a instalação de novos tubos PEAD (polietileno de alta densidade), que vão fazer a captação do fluxo de água das chuvas para evitar futuros danos na via. Cerca de 60 tubos foram assentados até o momento na avenida.
Na Avenida Diogo Álvares, também no Vila América, a Emurc já concluiu a recomposição do sistema.