A primeira etapa da implantação da empresa Objetiva Alimentação e Facilities, vencedora do processo licitatório para fornecer a merenda escolar da rede municipal de ensino, iniciou no dia 1º de abril, em caráter experimental, as atividades em 20% das unidades do município, a fim de avaliar adequadamente o desempenho da empresa contratada.

A decisão foi baseada nos indicadores de eficiência da terceirização da merenda em outras cidades, como Salvador, São Paulo e todo o estado de Santa Catarina. A coordenação de merenda escolar, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Smed), será responsável por fiscalizar as ações da empresa, garantindo o cumprimento do contrato em vigor.

O período de contratação, integração e capacitação dos colaboradores envolvidos diretamente na produção da merenda, ocorreu durante o mês de março. Além disso, a Smed está realizando o remanejamento dos servidores atuais que atuam nessa área para que continuem prestando o serviço da melhor forma possível.

Ao todo, atualmente, são 30 escolas do fundamental, EJA, creches e tempo integral atendidas por merendeiras, nutricionistas e toda equipe da empresa, com mais de cinco mil alunos matriculados.

A empresa será responsável por toda a cadeia de produção dos alimentos destinados aos estudantes, garantindo o cumprimento dos padrões técnicos e nutricionais estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), observando cardápios para os alunos com necessidades alimentares especiais, seguindo as legislações vigentes, critérios técnicos e recomendações do Ministério da Saúde.

A Objetiva Alimentos e Facilities, que mantém a garantia da utilização de fornecedores locais, gerando emprego e renda à cidade, também é responsável pelos equipamentos, mobiliários e utensílios utilizados nas escolas.

Além disso, estão em andamento, projetos de Educação Nutricional em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visando a melhoria da qualidade de vida dos alunos atendidos pelo serviço.