Integrando a programação do Março Mulher, foi realizada na tarde desta sexta-feira (17), uma roda de conversa sobre “Empoderamento da mulher na sociedade e na família”, com usuárias do Cras 6, do bairro Nova Cidade. O objetivo da atividade é valorizar a participação da mulher nos diferentes espaços e incentivar o protagonismo feminino.

A psicóloga do Cras 6, Mariana Aguiar, explicou que uma das propostas de se trabalhar essa temática é orientar as usuárias na gestão dos benefícios socioassistenciais e na busca por uma nova fonte de renda. “Temos um perfil de mulheres que são mães e se declaram como desempregadas, mas a gente percebe que todas têm um potencial que pode gerar renda pra família. Também temos um perfil de mulheres que são mães com muitas crianças, então a gente auxilia elas a procurarem uma creche, para ter um tempo disponível, e a participar dos serviços de convivência que a gente tem aqui, e também das oficinas, para aprender outras atividades”, destacou.

Além de Mariana, a roda de conversa também foi conduzida por Regina de Deus Lima, do programa Acessuas Trabalho; e por Heliana Carvalho, do projeto “Ame Ser Você”.

A gerente do Cras 6, Líude Silva Bonfim, comentou a atividade. “A temática hoje foi produzida justamente para contemplar as mulheres que sempre trazem essa dificuldade de conseguir um trabalho, a dificuldade no dia a dia delas, a luta dentro de casa. É uma temática que tem que ser trabalhada sempre, mas aproveitamos o Março Mulher, que é um mês propício para a gente falar a respeito do empoderamento da mulher”, disse.

Usuária do Cras 6 há 10 anos, Sirleide Almeida Lopes aprovou a ação. “Isso pode ajudar muito a nós, mulheres. A gente vai aprendendo cada vez mais, e a gente se sente no poder de fazer: se eu quero estudar, eu vou estudar. Se eu quero fazer uma formação, eu vou fazer a formação. E as meninas do Cras ajudam muito”, disse.

Já Cristiane Cruz Santos participa do serviço há três anos, e pela segunda vez esteve em um encontro específico para o público feminino. “Hoje em dia a mulher está se destacando muito na sociedade, e ao falar do empoderamento, nós, mulheres, temos que saber que ser mulher é ser tudo”, disse. “Mostrar que temos nossos direitos enquanto mulheres. E para isso o Cras do Nova Cidade é muito bom e está de parabéns”, concluiu.