Educação
Postado em 24 de novembro de 2013 as 01:18:11
Ao cair da noite desse sábado, 23, as vozes do grupo Arena Companhia de Artes ecoaram pelo salão de eventos do Senac e propiciaram as pessoas presentes uma atmosfera clássica e sacra. O grupo, que veio de Salvador, apresentou o Concerto Mariano, emocionando os ouvintes.
E o motivo de tal apresentação era bastante especial: o lançamento do livro “O Fascínio das Catedrais”, da escritora Maria da Conceição Meira Bairros. A obra, lançada com o apoio da Prefeitura Municipal, detalha os aspectos teológicos, históricos, arquitetônicos e vivenciais de dez catedrais espalhadas pelo mundo.
“Sempre gostei de espaços sagrados e nas viagens que tenho empreendido ao longo dos anos sempre visito esses locais. Esse tema me fascinava. Foi aí que comecei a pensar na possibilidade de escrever sobre catedral”, contou a escritora, que agradeceu o apoio da Prefeitura: “Quero aproveitar inclusive para agradecer o apoio logístico, social do Governo Municipal”.
O lançamento contou com a presença de personalidades e autoridades municipais, profissionais da área, diáconos e padres, entre eles o padre Edilberto Amorim. “Quando se escuta um concerto como esse e vai se deleitar com esse livro, percebe-se que para a cultura de Vitória da Conquista vai ser um enriquecimento muito grande”, disse.
Para a diretora-presidente da Empresa de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc), Mércia Andrade, esse enriquecimento se dará, principalmente, do ponto de vista pedagógico. “Tenho certeza que livro vai contribuir para os estudantes de história, teologia, arquitetura. Ele vai contribuir trazendo e agregando conhecimento”, assegurou.
A também escritora Lêda Nova, que já leu a obra, ressaltou a novidade possibilitada com a publicação. ” A obra de Conceição é realmente maravilhosa porque ela retrata tudo de forma diferente do que a gente está acostumado a ler, inclusive, em outros livros. É um livro muito enriquecedor. É como estivéssemos visitando as catedrais onde ela foi”, contou.
“O Fascínio das Catedrais” reúne um trabalho de sete anos. Para a parte teológica a escritora convidou o Arcebispo Emérito de Teresina, Dom Celso José Pinto da Silva que por vinte anos foi bispo da Diocese de Vitória da Conquista. Já para a parte histórica, ficou sob a responsabilidade da professora Regina Almeida – especialista em História da Arte e membro da Academia Mineira de Letras. Ao final, há um depoimento de Oscar Niemayer.