Finanças e Execução Orçamentária
Postado em 16 de maio de 2025 as 16:00:12
Vitória da Conquista sediou nesta sexta-feira (16), a 2ª edição do Conexão Contábil Bahia 2025, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC-BA). O encontro foi realizado de forma híbrida, com a opção de participação presencial na Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e também com transmissão on-line. No intervalo de almoço, o presidente e a vice-presidente do CRC-BA, respectivamente, Sérvio Túlio de Moura e Josana Mota, visitaram a sede da Secretaria Municipal de Finanças, onde foram recepcionados pelo secretário Rodrigo Bulhões e gestores da Inspetoria Geral de Rendas. Eles elogiaram o trabalho de inovação da Sefin e a interação com a classe contábil.
“É com grande satisfação que a Secretaria de Finanças e Execução Orçamentária, e também na qualidade com o contador, temos essa parceria com o CRC-Bahia, dialogando muito sobre os avanços da contabilidade e também de Vitória da Conquista no desenvolvimento econômico de uma forma geral. Então a Conexão Contábil fortalece muito a classe contábil e traz o aprimoramento necessário para os profissionais”, declarou o secretário de Finanças, Rodrigo Bulhões.
A inspetora-geral de Rendas, Maíra Andrade, a gerente de Receitas Diversas, Isadora Cruz, e o gerente de Fiscalização, Ricardo Menezes, também recepcionaram os diretores e expuseram a inovação realizada, a exemplo do IPTU Digital e do Protocolo Externo, que facilitam a solicitação de serviços, reduzindo a burocracia, a espera pelo atendimento e os gastos com papel e impressões de documentos.
A vice-presidente CRC-BA na pasta de Controle Interno, Josana Mota, elogiou o acesso que o conselho tem à Secretaria de Finanças e às outras secretarias. “Essa comunicação tem facilitado muito. Nossa cidade tem hoje uma Secretaria de Finanças ativa, com diversos colegas contadores. Todos os presidentes do Conselho Regional falam: Vitória da Conquista é diferente, porque nós temos uma liderança forte aqui e estamos ligadas com os outros órgãos para fazer a sociedade, as finanças e o empreendedorismo acontecer em Vitória da Conquista”, disse.
Outro diferencial citado pela também conquistense Josana é a Contabilidade Pública. “Não é à toa que Vitória da Conquista está entre uma das melhores cidades de qualidade de vida, porque aqui existem profissionais da contabilidade com comprometimento para fazer acontecer, tanto na governança do nosso município como nas arrecadações, para que o nosso município esteja sempre forte e ativo”, afirmou a representante do CRC.
O presidente da CRC-Ba, Sérvio Túlio de Moura, também parabenizou a Prefeitura e o secretário de Finanças pelo trabalho que é feito e pelo apoio à classe contábil da cidade. Ele explicou ainda que o Conexão Contábil é um evento que traz a estrutura do Conselho de Contabilidade para a região. “Vitória da Conquista sempre faz um diferencial em todos os nossos eventos. Já tivemos outros eventos aqui e sempre casa cheia, e com retorno maravilhoso. Hoje estamos tratando de reforma tributária e inteligência artificial, isso faz um diferencial na execução do trabalho por parte do profissional da contabilidade e quem ganha é a sociedade, porque o empresário é bem assistido, o setor público também tem um retorno melhor do profissional que está executando o trabalho”, comentou.
Conexão Contábil
A programação inclui temas de relevância para os profissionais da área contábil, como a Reforma Tributária e a utilização da Inteligência Artificial nos escritórios de contabilidade. A palestra inicial abordou aspectos da Lei Complementar 214/2025, com foco em mudanças tributárias como o Imposto Seletivo, alterações para o Simples Nacional, impactos no setor de serviços e modificações nas sociedades cooperativas, ministradas pelas contadoras Vanessa Assis e Renata Cruz.
Houve ainda o Momento da Ouvidoria, um espaço onde os profissionais da contabilidade poderão interagir com representantes do CRC-BA. A mediação foi conduzida por Vivian Nunes, ouvidora-geral do CRC-BA, e pelo presidente do Conselho, Sérvio Túlio dos Santos de Moura.
No período da tarde, foi realizada a oficina “Uso da Inteligência Artificial nos Escritórios de Contabilidade”, com o contador e conselheiro do CRCBA, Cristiano Borges, que vai compartilhar conhecimentos sobre ferramentas tecnológicas e automação no setor contábil.

Ricardo Menezes, Isadora Cruz, Josana Mota, Sérvio Túlio de Moura, Rodrigo Bulhões e Maíra Andrade