A prefeita Sheila Lemos dedicou parte da agenda de hoje (21) às visitas que têm feito aos servidores de diversos setores da Prefeitura. À tarde, a gestora esteve nas secretarias municipais de Gestão e Inovação (Semgi) e de Mobilidade Urbana (Semob), acompanhada dos respectivos secretários – Edimário Freitas e Lucas Dias, onde agradeceu aos trabalhadores pelo excelente trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. Aproveitou para desejar boas festas aos servidores e familiares.

“Vocês fazem um serviço de excelência, que é reconhecido pela população. Não é só o trabalho da prefeita, e sim o trabalho de quase 9,5 mil servidores. É um serviço feito a muitas mãos. Nós, que somos servidores públicos, temos a missão de servir, e temos feito isso com qualidade. Agradeço a vocês e peço a Deus que renove as nossas forças para fazermos um trabalho ainda melhor no próximo ano”, disse a prefeita.

O roteiro de visitas foi dividido em duas partes. Na primeira, Sheila visitou as divisões da Semgi, começando pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast). O setor oferece alternativas de assistência à saúde dos servidores e conta com uma equipe formada por profissionais das áreas de assistência social, enfermagem, medicina do trabalho, psicologia, psiquiatria, segurança e engenharia do trabalho, fisioterapia, educação física e pedagogia. “Creio que não há outro município na Bahia que tenha um núcleo com toda essa estrutura”, observou o técnico de segurança do trabalho, Marcelo Rocha.

A gerente do Nast, Thaís Nogueira, agradeceu à prefeita e ao secretário Edimário Freitas pelo investimento na ampliação da estrutura do órgão. “A gestão abraçou a proposta e acreditou no nosso trabalho”, afirmou. Ao que a prefeita respondeu: “O trabalho de vocês reverbera na cidade inteira, porque vocês estão cuidando dos nossos servidores”.

A prefeita percorreu ainda os demais setores da Semgi, tanto os que funcionam em imóveis externos quanto os que operam no prédio da Prefeitura. Depois de receber os agradecimentos e as felicitações da prefeita, a técnica de nível médio Valmira Oliveira falou em nome dos colegas: “A gente se sente honrada pela visita. E que venha mais vezes”.

Na Semob, prefeita conheceu trabalho que é referência para outros municípios

Na sede da Semob, Sheila também conversou com cada uma das equipes, ao lado do secretário Lucas Dias e da coordenadora administrativa Jamilly Alves. Na Central de Monitoramento, por exemplo, ela acompanhou o trabalho dos agentes que acompanham, em tempo real, as imagens geradas por 21 câmeras espalhadas pela cidade. O grupo permanece em contato com os agentes que atuam nas ruas, registrando, em média, 20 ocorrências por dia, além de validar os dados produzidos pelos radares instalados em vias públicas. A cada mês, são geradas aproximadamente 10 mil notificações.

“Somos uma referência. Outros municípios já vieram até aqui para aprender conosco”, afirmou o agente de trânsito Alex Amâncio, referindo-se às visitas feitas à Semob por autoridades de trânsito de cidades como Ilhéus, Feira de Santana, Alagoinhas e Jequié. “Nós nos pautamos 100% pela legalidade”, acrescentou Amâncio.

Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a prefeita visitou, pela manhã, todos os 28 setores administrativos, onde agradeceu aos servidores pelo comprometimento com o trabalho de fazer saúde para a população conquistense ao longo deste ano, e motivou as equipes para continuar essa missão com muito empenho em 2023.

Joseane Alves, servidora há 22 anos, afirmou que se sente valorizada enquanto servidora. “É uma gestão de pessoas mesmo, que dá valor ao servidor e nós nos sentimos contentes. Tenho muita admiração, respeito e gratidão pela prefeita, porque essa gestão tem um olhar especial para o servidor e a gente se sente bem, porque nós não somos máquinas, somos seres humanos e precisamos de uma atenção maior”, contou.

A servidora da Atenção Básica, Patrícia Rodrigues, reforçou a importância dessa relação de proximidade com a gestão municipal. “É super importante, é uma forma de estar próximo do servidor, de quem faz esse serviço andar. A gente passa a olhar a prefeita com outros olhos e, com certeza, o retorno é muito positivo”, ressaltou Patrícia.