Na manhã desta terça-feira (22), a prefeita Sheila Lemos participou de uma videoconferência organizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (Antp) para falar sobre os desafios do setor. Juntamente  com os prefeitos de Salvador, Bruno Reis, e de Feira de Santana, Coubert Martins, ela debateu como as cidades podem pautar as soluções nacionais em 2023, durante o AntpCafé.

Seguindo a proposta do encontro, os três gestores compartilharam as experiências realizadas nos municípios que administram, bem como as dificuldades enfrentadas no dia a dia do sistema. Consenso entre eles é que o transporte público passe a ter a atenção orçamentária tanto da União quanto do Estado. “O transporte é um serviço essencial, uma forma de fazer a inclusão social, e que deve ser entendido como um dever de todos os entes”, destacou a prefeita.


Sheila destacou todos os esforços que o governo municipal tem empreendido na gestão do sistema, que opera com 134 ônibus alugados pela Prefeitura, transportando quase 2 milhões de passageiros, com tarifa reduzida desde 2021. “Sabemos que o transporte é o grande desafio das médias e grandes cidades brasileiras. Temos buscado pensar o transporte e executar nossas ações a partir do olhar do passageiro. Mas, sabemos que é fundamental trazer os governos federal e estadual para essa participação de modo a promover mais melhorias”, assegurou.

Vice-presidente da Antp, Cláudio de Senna avaliou o encontro como positivo ao cumprir com o propósito de fomentar as discussões sobre o tema, que podem, inclusive, ser levadas às outras esferas governamentais e mostrar os caminhos que cada cidade tem adotado. “É fundamental que o país volte o olhar para as cidades”, disse.

O bate-papo foi intermediado pelo jornalista do Diário do Transporte, Alexandre Pelegi. Também acompanharam a prefeita, o coordenador de Transportes, Sérgio Hubner, e o secretário municipal de Gestão e Inovação, Edimário Freitas.