Notícias
Postado em 25 de maio de 2025 as 08:45:50
e atualizado em 26 de maio de 2025 as 12:32:59
A convite da Controladoria-Geral da União (CGU), o Município de Vitória da Conquista participou do lançamento do Programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial na Bahia. O evento foi organizado pela Superintendência da CGU no Estado, Romualdo Ancelmo, e contou com a presença do ministro Vinícius de Carvalho, do secretário de Integridade Privada da CGU, Marcelo Pontes Viana, da secretária Nacional de Acesso à Informação, Livia Sobota, e membros da cúpula do órgão federal.
Na ocasião, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA) formalizaram sua adesão como apoiadores do Pacto, reforçando o compromisso com a integridade no ambiente empresarial baiano.
O secretário municipal de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Mateus Novais, juntamente com a coordenadora de Integridade e Prevenção à Corrupção, Tatiana Teles, representaram a prefeita Sheila Lemos na atividade. “Durante o encontro, tivemos a oportunidade de dialogar sobre o fortalecimento das parcerias do Município de Vitória da Conquista com a CGU nas áreas de Transparência, Integridade e Participação Social, bem como tratamos da possibilidade de Vitória da Conquista ser um Apoiador Institucional do Pacto Brasil”, explicou o secretário Mateus Novais.
Em discurso de abertura, o ministro da CGU destacou a importância de métodos de trabalho e ferramentas de gestão que garantam a agenda de integridade. Segundo ele, uma política íntegra não é só uma política não corrupta. Vinícius de Carvalho afirmou que o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial é a tentativa de construção de uma rede de integridade que se desenvolve dentro do ambiente de melhoria de negócios. É reunir as empresas dentro de uma jornada em direção à integridade.
“Estamos, em parceria com os órgãos e instituições governamentais, desenvolvendo e implementando ainda mais essa cultura da integridade empresarial para que possamos enfrentar juntos os desafios da transição ecológica, digital e de enfrentamento das desigualdades”, pontuou o ministro da CGU.
Sobre o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial
O Pacto Brasil é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que estimula empresas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial.
A empresa que adere ao Pacto Brasil assume publicamente o compromisso com a integridade em todo ciclo de negócios e é diretamente beneficiada ao atrair clientes, funcionários, fornecedores e parceiros que adotam a mesma postura.
As medidas de integridade podem gerar proteção para a empresa, ao evitar a ocorrência de fraudes e irregularidades por parte de funcionários e parceiros.
Atualmente, seis empresas da Bahia já aderiram ao Pacto Brasil, entre elas a Petrorecôncavo S/A, que esteve representada no painel, e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que também foi premiada na última edição do “Empresa Pró-Ética”. Além dessas, estão: a B.F. Serviços Ambientais LTDA; Liga Alvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil; Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia; e BATTRE – Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos.
O Estado também já contava com quatro instituições como apoiadoras institucionais do Pacto: Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ/BA), Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA) e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA).
Durante o evento, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB e o Sebrae/BA anunciaram o ingresso como novos apoiadores institucionais do Pacto Brasil.