Com o tema “Conquista unida pela solidariedade”, a Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com os Correios, iniciou nesta segunda-feira (13), uma campanha de arrecadação de fraldas descartáveis infantis e alimentos não perecíveis que serão destinados às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Os itens podem ser entregues no Centro Cultural Glauber Rocha (Zona Oeste), na Escola Adventista de Vitória da Conquista, situada na Praça Guadalajara – praça da Escola Normal (Zona Leste), e no Tiro de Guerra, região central da cidade. Os postos de coleta funcionarão das 9h às 16h e, nos finais de semana, das 9h às 14h.

Situação de calamidade

As fortes chuvas no Sul do país ocasionaram inundações em mais de 90% dos municípios gaúchos (441 cidades de um total de 497), deixando mais de 120 mortos, 756 feridos, 140 pessoas desaparecidas no estado e mais de 300 mil desalojados. Muitas famílias perderam tudo o que tinham.

Diante da situação de calamidade, o Governo Municipal, por meio da Defesa Civil, decidiu promover a ação conjunta a fim de arrecadar os donativos e entregá-los, com a ajuda dos Correios, às vítimas. A reunião foi realizada na manhã da última sexta-feira (10), com a presença de representantes das duas instituições. A campanha começa hoje e ainda não tem prazo para terminar.

“A situação do Rio Grande do Sul sensibilizou a todos nós e a prefeita Sheila Lemos nos orientou a iniciar essa campanha para ajudarmos os nossos irmãos gaúchos que estão vivendo momentos difíceis com essas inundações. O brasileiro é muito solidário e nós conquistenses não fugimos à regra. Também já passamos por momentos difíceis, em proporção infinitamente menor, é claro, mas ainda assim conseguimos nos enxergar no outro”, disse a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Rosa Freitas.

Para o trabalho de coleta e separação dos produtos, a Defesa Civil contará com o apoio voluntário dos atiradores do Tiro de Guerra. Após coletados, os donativos serão imediatamente repassados pelos Correios à Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul.

Para tirar dúvidas e buscar mais informações, a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Compdec) pode ser contatada pelos telefones: 199 – (77) 3421-1716/ 3422-7657, Whatsapp (77) 9 8856-5070, ou na sede localizada na Rua dos Andrades, 115, Centro.