Educação
Postado em 22 de maio de 2025 as 10:08:59
O Projeto Lápis na Mão, promovido pela TV Sudoeste em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou nesta terça (20) e quarta-feira (21), workshop aos finalistas de Artes e Redação da 9ª edição do programa, com o tema “A luta contra o racismo: reconhecer para transformar”.
- Selma
- Thalita, Márcia e Kendra
Representando o secretário Edgard Larry, a subsecretária municipal de Educação, Selma Oliveira, agradeceu à TV Sudoeste por mais essa edição do projeto, que promove e contribui para que a educação avance cada vez mais. “O projeto movimenta a cidade, as redes públicas. Ontem, com os talentos das artes, e hoje com os da caneta, todos expondo os sentimentos da grandeza que carregam dentro de si. São 20 alunos da nossa rede na disputa, e nós abraçamos a todos eles e também aos do ensino médio”, disse.
Responsável em ministrar o workshop para os finalistas de Redação do Projeto Lápis Na Mão, a professora da Uesb, e membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Márcia Helena, disse que a proposta foi trabalhar conceitos de texto e entrar nas categorias da grade que á a adequação ao tema, ao tipo de texto solicitado que é o narrativo e o argumentativo. “Vamos falar sobre conceitos de coerência, de coesão, aspectos que são importantes para que eles façam um bom texto final, que é o que desejamos. Este é um momento interessante porque entramos em contato com os finalistas. Temos a oportunidade de ter este contato direto para falar sobre texto”.
Também estavam presentes, as mestrandas em Linguística, Thalita Rocha Souza e Kendra Santos Silveira.

Caúto
O gerente geral da TV Sudoeste, Carlos Freitas (Caúto) destacou que independente da colocação que cada um obter no workshop de redação, ele já está sabendo escrever bem. “Agora é aproveitar a oportunidade com este corpo de educadores, que vão dar o tom da redação, o jeito correto de escrever. A escrita é fundamental. É realidade. A galera é boa, vai aprimorar mais e todo mundo vai aprender. Sei que vocês vão evoluir muito”.
A artista plástica e jurada na categoria artes, Valéria Vidigal participou do workshop para os finalistas em artes. “Já é o terceiro ano que eu sou jurada, vimos um progresso muito grande na parte técnica, porque tem traços de alunos que participaram do projeto nos anos anteriores e o tema foi bem abordado, mesmo quem não lê o tema do projeto lápis na mão, se identifica com a obra. Então a comunicação, o uso das cores, os desenhos estão assim bem expressivos e eu estou muito feliz”.
Participaram da Comissão Rosa Aurich (representando a sociedade civil e produtora cultural), Valéria Vidigal, Laércio Lacerda (fotografia), Romeu Ferreira, Tiano Vilarino (grafista), Géssica Maria Silva São José (cantora) e Tina Rocha (artista plástica).
- Valéria Vidigal e Rosa Aurich
- Artistas sendo apresentados
- Workshop sobre artes com os finalistas