Esta segunda-feira (17) marca um grande avanço nas políticas públicas em prol da causa animal em Vitória da Conquista, com a inauguração, pela prefeita Sheila Lemos, do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), primeira clínica veterinária pública da Bahia, em evento com participação de protetores dos animais, vereadores e membros do Governo Municipal.

“Hoje é um dia de muita alegria por estarmos entregando o Centro de Apoio à Saúde Animal aos conquistenses. Esse centro era um sonho antigo da comunidade, que vinha lutando há mais de 20 anos e hoje, estamos concretizando. Essa é uma clínica de excelência, é uma vitória a ser comemorada”, assegurou a prefeita, que fez uma relato das ações da Prefeitura no cuidado com os animais e anunciou mais melhorias.

Segundo Sheila, as novidades serão somadas ao Centro para fortalecer a causa animal na cidade, a exemplo so castramóvel, que já está em fase de licitação para ser adquirido. “Então, logo logo a clínica vai contar com o castramóvel. Também reformaremos o Cetas, o curral municipal está com reforma em andamento e, como assegurei aos protetores, a partir de maio, a coleta de lixo na área urbana não será mais feita por carroças. Então, são várias ações que nós estamos fazendo para a proteção aos nossos animais aqui em Vitória da Conquista. São demonstrações que a causa animal também é uma causa do Governo Para Pessoas”, enfatizou.

O Centro de Apoio à Saúde Animal é destinado ao atendimento dos pequenos animais domésticos de companhia, tais como cães e gatos, e aos animais de grande porte que se encontrem sob a tutela do Curral Municipal. Também receberão os cuidados, os animais da população de baixa renda, que sejam levados por pessoa ou organização que atue na causa animal, e animais da população de rua.

A inauguração do Casa animou Leila Moreira que atua há, pelo menos, dez anos com a causa animal. “Tínhamos essa demanda na causa animal de uma clínica que atenderia a gente gratuitamente porque o custo é muito. Então, quando você tem, gratuitamente, um atendimento médico, de boa qualidade, onde o animal vai ser avaliado e cuidado é de suma importância”, afirmou.

Quem também ficou contente foi a pastora, Marli Novais. Breve, a sua cadela Belinha, necessitará dos serviços do órgão. “Estou muito feliz por ter esse centro aqui no bairro Brasil, que vai ajudar as pessoas mais carentes, que não têm condições, os animais abandonados. Vai ser uma benção pra nós porque levar para o veterinário é muito caro e não temos condições”, disse.

Funcionamento

A Casa funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Os atendimentos, como explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, serão realizados gratuitamente, mediante agendamento. Serão 20 atendimentos diários, mais as emergências.

“Já na tarde desta segunda-feira (17), daremos início aos agendamentos para atendimentos e a equipe estará aqui esclarecendo as dúvidas. Estamos com a equipe completa e nos esforçando para contratar ainda mais profissionais para aumentar a nossa gama de serviços”, contou a secretária.

Ana Cláudia destacou que o Centro, neste primeiro momento, não realizará cirurgias ortopédicas e de alta complexidade. Mas o público beneficiado pela Casa terá à disposição consultas ambulatoriais e emergenciais, exames laboratoriais e de imagem castração e cirurgias. A secretária também lembrou que o local não abriga animais.

O Casa está situado na Avenida Brumado, nº 743, Ibirapuera. Mais informações, podem ser obtidas por meio do telefone (77) 3424-1090.