“Eu quero agradecer a essa casa, pois estamos construindo algo novo na política. Temos um marco que serve de exemplo para a Bahia. Estamos fazendo diferença. Vitória da Conquista tem a maioria no legislativo, pois tem uma Câmara responsável”. Essas foram as palavras iniciais do prefeito Herzem Gusmão na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista.

A primeira sessão do ano, realizada na manhã desta sexta-feira (7), teve a presença de gestores municipais, imprensa e sociedade civil. O presidente da Câmara, Luciano Gomes, falou do prazer em receber todos na casa do povo e agradeceu ao prefeito por estar presente na primeira sessão de 2020. “Todos estamos empenhados e contribuímos para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. Em 2019, nos debruçamos sobre projetos importantes para a população de Conquista: debatemos o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) 1 e 2; estudamos a criação da Guarda Municipal e aprovamos em tempo recorde. Cumprimos nosso papel”, discursou Gomes.

Convivência respeitosa – Ressaltando o apoio da casa legislativa, o prefeito também citou os projetos aprovados pela Câmara Municipal que vão contribuir para o desenvolvimento da cidade e beneficiar a população, a exemplo da pavimentação no Conveima I e a Guarda Municipal. “Só tenho que agradecer. Inauguramos uma convivência pacífica e respeitosa. Nosso governo não tem vereador de situação e oposição e sim de eleitos pelo povo, então os 21 vereadores serão respeitados e honrados”, completou o gestor.

“A meta é trabalhar” – Segundo o prefeito, a meta para 2020 é realizar serviços e ações em vários pontos do Município. Os planos que preparam Conquista para seus 200 anos, a exemplo do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Plano Municipal de Saneamento, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, serão concluídos este ano. E por falar em locomoção, o prefeito anunciou a transformação do terminal de ônibus na Estação de Transbordo Lauro de Freitas. A Prefeitura vai investir R$ 6.689.375,24, oriundos do Finisa II. O processo de licitação para o serviço foi lançado em janeiro.

Outra obra importante que vai garantir a segurança de mulheres vítimas de violência doméstica é a Casa Rosa. A execução do serviço deve acontecer em seis meses. Ainda na área de Desenvolvimento Social, o prefeito destacou o Programa Morar Legal: “Em 179 anos de emancipação, nenhum prefeito realizou essa ação. Nós entregamos mais 6 mil escrituras”.

Para aproximar a gestão municipal da população, foram implantadas, em 2019, a Prefeitura da Zona Oeste e a subprefeitura de José Gonçalves. Para este ano, o prefeito assumiu que até 30 de maio vão estar funcionando a subprefeituras de Inhobim e Bate Pé.

Herzem terminou seu discurso falando da convicção que este será mais um ano de bençãos e agradecendo mais uma vez: “Muito obrigado à população de Conquista, generosa e respeitosa, que soube esperar. Nós estamos avançando com as bênçãos de Deus e o apoio da Câmara Municipal”.