Guarda Municipal
Postado em 8 de janeiro de 2024 as 07:13:46
Criada em junho de 2021, com a missão de promover a segurança pública em Vitória da Conquista, protegendo bens e serviços de uso comum, locais públicos e pessoas que utilizam esses bens, a Guarda Civil Municipal (GM) atua 24 horas por dia, durante sete dias da semana. E em 2023, não foi diferente.
Graças aos esforços e investimentos do Governo Municipal, em 2023, foram implantados dois novos grupamentos: o de Proteção Preventiva Motorizado, formado por 44 guardas municipais, atua em ocorrências mais complexas, com ações nos locais de maior movimentação que foram intensificadas com o uso de veículos equipados e com capacidade para quatro guardas, além de espaço específico para a condução de indivíduos caso haja necessidade.
Também foi criado o Grupo de Apoio ao Transporte Legal, que, juntamente com outros órgãos, é responsável por coibir o transporte irregular de pessoas. “Estas ações ampliaram e continuarão ampliando o alcance da corporação na cidade, intensificando e fortalecendo a segurança pública municipal e cuidando, principalmente, das pessoas”, destacou o comandante da guarda, Cristóvão Lemos.
Outro importante serviço implementado foi o Centro de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD). O sistema, que integra as forças de segurança pública, permite o compartilhamento de informações e recursos, otimizando a gestão e diminuindo o tempo de resposta às ocorrências.
Plano Municipal de Segurança
Depois de um trabalho de análise de dados sobre violência e criminalidade em Vitória da Conquista, a fim de identificar padrões e tendências, e em estreita colaboração com autoridades locais, sociedade civil e outros órgãos competentes, a Prefeitura de Vitória da Conquista entregou à população, no mês de setembro, o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (PMSPDS).
Além de estabelecer políticas públicas de segurança no âmbito municipal, o plano habilitou Vitória da Conquista a receber recursos federais de ordem financeira e tecnológica para serem investidos em políticas públicas de segurança. O plano também possibilitou ao município aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), que disponibiliza verbas e ferramentas de capacitação a órgãos municipais de segurança pública de todo o país.
Formação Continuada e registro de ocorrências
Em 2023, a GM não poupou esforços para garantir qualificação ao efetivo, formado por 193 guardas. Isso foi possível por meio do Programa de Formação Continuada, que conta com diferentes tipos de instruções e capacitações teóricas e práticas.
Com os guardas devidamente qualificados, “essas ações contribuíram para que o comando registrasse em 2023, 1.572 ocorrências/atendimentos, sendo a maior parte de atendimentos à população, como prestação de socorro, mediação de conflitos, assistência às pessoas, apoio a outros órgãos e em acidentes de trânsito”, especificou o comandante Lemos, em relatório anual de atividades. Também foram apreendidas 191 porções de entorpecentes, 28 armas brancas e 19 armas de fogo e simulacros de armas de fogo e 68 conduções de pessoas ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
Base da Guarda Municipal nas Vilas Serranas
Por meio do programa Governando com as Pessoas, o Executivo Municipal inaugurou no dia 10 de dezembro, a nova base da Guarda Municipal, localizada na Vila Serrana III. Funcionando com uma viatura e uma guarnição formada por quatro guardas vinculados ao Grupo de Proteção Preventiva Comunitária (GPPC), o destacamento contribui com a segurança pública e aproximação entre Guarda Municipal e comunidade.
Município mais seguro da Bahia
Os resultados de todos esses esforços da Guarda Municipal contribuíram para que Vitória da Conquista se configurasse como uma das cidades mais seguras do Brasil e a primeira em toda a Bahia. Segundo o 3º Anuário Nacional de Segurança Pública, de 2022, o município apresentou 28,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes, sendo o menor índice do estado.
O estudo também mostrou a redução da violência nos últimos anos. De 2016 a 2021, o município registrou uma queda de mais de 50% no número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Os CVLI correspondem ao somatório de vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar), feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. O histórico do município aponta 209 vítimas em 2016, caindo para 97, em 2021.
Perspectivas para 2024
De acordo com o comandante da Guarda, Cristóvão Lemos, a expectativa é de seguir com ações e investimentos no comando. Para este ano que se inicia, estão previstas, entre outras coisas, investimentos em equipamentos de proteção individual e armamentos de baixa letalidade; a implantação do projeto Muralha Digital, que consiste no vídeomonitoramento com segurança e gerenciamento do trânsito, além da aquisição de novas viaturas.
“A Guarda Municipal de Vitória da Conquista é uma instituição essencial para a segurança pública da cidade. Com seu trabalho, a guarda contribui para a proteção da população e do patrimônio público, garantindo um ambiente mais seguro e tranquilo para todos em conformidade com as normas legais”, concluiu o comandante Lemos.