O pleno exercício da democracia pode ser visto na rede municipal de ensino, por meio da realização das eleições diretas para os cargos de diretor e vice-diretor para o biênio 2014-2015. A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que as eleições acontecerão nessa quinta-feira, 12, nos Círculos Escolares e nas unidades escolares da zona rural. Na sexta-feira, 13, será a vez das escolas e creches municipais da zona urbana.

Segundo o Decreto nº 15.496/2013, publicado no dia 12 novembro, que regulamenta o processo das eleições, a votação acontecerá das 8h às 17h, nas escolas que funcionam nos turnos matutino e vespertino, e das 8h às 20h nas escolas que funcionam os três turnos. Os diretores e vice-diretores serão eleitos por um colégio eleitoral que inclui diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores lotados nas unidades de ensino, além de servidores administrativos, pais, mães ou responsáveis e alunos regularmente matriculados nas escolas, que tenham no mínimo 14 anos de idade.

São documentos válidos para identificação do eleitor, carteira de identidade ou carteira profissional, carteira reservista, carteira de motorista (com fotografia), certidão de nascimento e/ou casamento, ou documento de identificação constante na pasta do aluno.