As atividades foram promovidas na manhã deste sábado, 29

Os espaços públicos de lazer e recreação da Praça da Juventude em Vitória da Conquista foram cenários ideais para a prática de atividades lúdicas e esportivas proporcionadas aos educandos do Programa Acolhendo e Cuidando, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A iniciativa, promovida na manhã deste sábado, 29, contou com a participação de cerca de 20 adolescentes assistidos continuamente pelo programa.

Márcio Oliveira, educador físico

Com a manhã diferenciada, a palavra de ordem é motivação. Conforme os educadores, a proposta das atividades é utilizar os espaços públicos de lazer da cidade para motivar a prática de atividades esportivas proporcionando bem-estar e uma vida mais saudável para os educandos. “Nosso objetivo é tirar os adolescentes do local que eles convivem a semana toda para fazer uma atividade mais lúdica, recreativa e diferente para que eles tenham gosto pela atividade física”, reiterou o educador físico do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas Pop) Criança e Adolescente, Márcio Oliveira.

Wagner Lemos

De acordo com o psicólogo Wagner Lemos, as atividades lúdicas acontecem ainda para trabalhar com a psicomotricidade, o movimento do corpo e para aproveitar os espaços públicos existentes na cidade. “Buscamos fazer um trabalho de recreação para tirar os educandos da instituição e trazer em outros espaços, que a própria gestão pública tem para oferecer. Por isso, temos levado os educandos para diversos lugares da cidade, inclusive a Praça da Juventude que é um espaço também deles. Assim, trabalhamos numa perspectiva não só de inseri-los socialmente, mas também de trabalhar com a saúde do corpo”, certificou.

Mostrando muita disposição e ansiosa para o início das atividades do Acolhendo e Cuidando, Luana * conta que essa não foi a primeira vez que visitou a Praça da Juventude. Por meio do programa, ela já havia participado de outra atividade semelhante a deste sábado, no local. “Desde a outra vez que a gente veio que eu gostei muito daqui. Hoje pretendo me divertir bastante”, contou. Luana, além de participar do programa, é aluna de uma instituição particular de ballet a partir de uma parceria que foi estabelecida com o Creas Pop Criança e Adolescente.

Para Lucas*, também educando do programa, as atividades recreativas são muito boas e tornam as manhãs mais divertidas. “A gente já faz tudo isso lá no centro e sempre é muito bom”, contou. *A fim de preservá-los, todos os educandos citados foram identificados por nomes fictícios.

Pioneirismo – O Acolhendo e Cuidando é uma ação do Creas Pop Criança e Adolescente pioneira na Bahia em matéria de assistência integral à população infantojuvenil que vive em situação de rua e vulnerabilidade psicossocial. As instalações do programa são formadas por espaços recreativos, de convivência e cantina.

O objetivo da iniciativa é possibilitar aos adolescentes um espaço de convivência acolhedor e, posteriormente, garantir que possam retornar as suas famílias de origem. Não se trata de internação ou cumprimento de medida socioeducativa, mas de acompanhamento psicossocial. O espaço tem caráter de atendimento 24 horas e funciona na Rua 28, n°20, bairro Conveima II.