Educadores que desejam se voluntariar para alfabetizar jovens, adultos e idosos através do Programa Brasil Alfabetizado podem realizar as inscrições de 22 a 24 de maio, das 9h às 16h, conforme o edital nº 01/2024 , divulgado nessa segunda-feira (20), no Diário Oficial. A seleção temporária contemplará 33 alfabetizadores voluntários para cadastro de reserva, com o intuito de realizar ações de educadores no PBA. Em Vitória da Conquista, os cursos de alfabetização terão a duração de seis meses, no mínimo, com 10 horas semanais, totalizando 240 horas de aula.

Para se inscrever, o candidato deverá imprimir o formulário, preencher com seus dados pessoais, anexar uma cópia do RG, CPF e comprovante de residência, e entregar à Coordenação do Programa, na Avenida Brumado, 205-289, bairro Ibirapuera. Além disso, é preciso ter no mínimo 18 anos até a data de início das inscrições, ter certificado de conclusão de nível médio, participar plenamente de reuniões técnicas ou formativas, formar sua turma e mantê-la.

Os candidatos também irão passar por uma prova escrita objetiva, contendo 20 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Conhecimentos Pedagógicos. Será selecionado um alfabetizador por turma, conforme a necessidade por formação de turmas. Após o resultado, os voluntários serão convocados para uma reunião, onde serão apresentados aos coordenadores da Secretaria de Educação para realizar as divisões de turmas. Caso não compareça na reunião, o candidato será eliminado do processo. Outras funções do alfabetizador podem ser verificadas no edital.

O Programa Brasil Alfabetizado foi desenvolvido em 2003, pelo Ministério da Educação, com o objetivo de universalizar a alfabetização entre jovens, adultos e idosos, estimulando a elevação da escolaridade.

Confira o edital de convocação e o anexo único.