O Programa Conquista Criança realizou nesta quarta-feira, 3, um seminário de avaliação e planejamento com os educadores do programa. O evento aconteceu na Rede de Atenção e contou com uma palestra sobre Arranjos Familiares na Contemporaneidade, ministrada pela educadora e advogada Poliana Policarpo. A atividade que prossegue até a próxima sexta-feira, 6, visa avaliar o Projeto Político Pedagógico e desenvolver, para o segundo semestre, uma proposta de atuação para as famílias e os educandos atendidos pela instituição. Essa ação surgiu a partir da necessidade de oferecer aos profissionais do serviço um momento de reflexão, compreensão e troca de experiências pedagógicas.

Poliana Policarpo

Para a ministrante Poliana Policarpo, discutir as especificidades da família na atualidade é fundamental para quem trabalha com esse público. “A recepção aqui foi muito profícua, salutar, os educadores estão se envolvendo com o assunto, porque realmente é um tema que requer atenção. Hoje temos os arranjos familiares modificados, então é necessário que as pessoas que lidam com o programa conheçam a família na atualidade”, explica.

Eslange Souza, gerente do programa

A gerente do programa, Eslange Souza, comentou sobre a iniciativa. “Este primeiro momento é importante porque se trata de reflexão, e amanhã teremos um segundo momento de avaliação do primeiro semestre e, posteriormente, o planejamento para o segundo semestre, no qual vamos receber os novos educandos que chegarão no dia 9 de agosto”, disse.

Serviços –Criado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em 1997, o programa atende crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos de 48 bairros do município de Vitória da Conquista, em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social. Atualmente, cerca de 400 crianças e adolescentes recebem assistência, e, nos últimos três anos, foram atendidos mais de 18 mil meninos e meninas em situação de risco social.