Desenvolvimento Social
Postado em 1 de fevereiro de 2013 as 21:23:44
Atividade segue até o próximo dia 8, com discussões relacionadas aos direitos das crianças e dos adolescentes
Na manhã desta sexta-feira, 1º, os educadores do Conquista Criança participaram de uma capacitação realizada no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente. A solenidade de abertura do encontro, que segue até o próximo dia 8, contou com a participação do prefeito Guilherme Menezes, do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, e da gerente do programa, Eslange Sousa.
“Quando criamos o Conquista Criança, em setembro de 1997, ainda não havia o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implantado em 2003, na gestão do ex-presidente Lula. O SUAS foi inspirado nos princípios do Sistema Único de Saúde e colocou a assistência social como um direito. Antes mesmo desse arcabouço jurídico, nós já havíamos começado a trabalhar aqui no município a questão das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, destacou o prefeito Guilherme Menezes.
Atendimento qualificado – A gerente do Conquista Criança, Eslange Sousa, falou sobre a importância da capacitação, que marca o retorno das atividades do programa, após o período de férias. “Esse curso é importante, pois nos auxilia a refletir sobre a nossa atuação no programa. Além disso, contribuirá para a ampliação de conhecimentos relacionados à Assistência Social, que fazem parte do nosso universo, e facilitará a atuação das instituições que permeiam o âmbito das políticas sociais”, disse a gerente.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social declarou que o encontro contribuirá para as políticas de assistência social do município. “Essa capacitação nos proporcionará um entendimento mais abrangente, não só das ações realizadas no Conquista Criança, como também das atividades desenvolvidas na área de assistência social no município. Esse não é um trabalho isolado, é um trabalho conjunto com sociedade e precisa ser bem difundido”.
Conquista Criança –Desde sua implantação, o Programa Conquista Criança desenvolve um trabalho sociopedagógico baseado na Educação para o Exercício da Cidadania, visando o atendimento às crianças e adolescentes, com idade entre 0 e 18 anos, em situação de risco pessoal e social. Assegurados e garantidos os direitos estabelecidos pela Lei nº 8.069/90, as crianças e os adolescentes do programa são inseridos em uma nova consciência social, que lhes proporciona a construção de uma cidadania plena.