A Secretaria Municipal de Educação (Smed) tem feito uso da plataforma Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de assegurar que os alunos das escolas municipais possam continuar frequentando as aulas, mesmo nesse período de pandemia. O Busca Ativa foi apresentado o curso de Capacitação para Gestores Escolares, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), na semana passada.

A plataforma do Unicef é uma parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

O secretário Edgard Larry considera que as ações desenvolvidas pelo Setor de Busca Ativa da Smed são fundamentais para resgatar o aluno que está fora da sala de aula. “Essas ações são fortalecidas com a participação de outros agentes parceiros que contribuem de forma decisiva para a execução de medidas integrativas que possibilitam alcançar melhores resultados quanto ao retorno desses alunos à escola”, ressaltou o secretário.

A coordenadora operacional da plataforma do Busca Ativa na Smed, Emília Guimarães, explica que a Busca Ativa foi criada de forma intersetorial. “O aluno que é da Educação, é usuário também da Assistência Social e paciente da Saúde”. Emília acrescenta que o trabalho conjunto das secretarias facilita alcançar o indivíduo e buscar. Neste momento de pandemia, o foco é para os alunos que estão em sala de aula, mas que têm propensão a evadir. A ação, segundo ela, se dá porque “é um direito do aluno estar na escola e desenvolvemos isso junto com o Conselho Tutelar, o pessoal dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dos postos de saúde, educadores sociais e agentes comunitários de saúde. Todos são nossos parceiros”, disse.

Emília também destaca o papel dos colegiados escolares que fazem parte da gestão democrática. “Para conseguir alcançar o aluno que está fora de sala, temos que envolver todo mundo. Aproximando a família e aquela comunidade que já conhece toda a população ali ao redor mais para o seio da escola, fica mais fortalecido”, afirmou. De acordo com a coordenadora, em 2019, foram rematriculados 1312 alunos na rede municipal com o trabalho desenvolvido pela Busca Ativa. “A meta foi atingida e conseguimos o selo Unicef”, declarou Emília.

Também participaram da palestra de apresentação da Busca Ativa a assistente social e coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Smed, Natilaane Brito Santos, e o coordenador do Conselho Tutelar Leste, Carlos André Sampaio.

 

Emília Guimarães, Natilaane Brito e Carlos André