A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove na próxima terça-feira (23) o evento “Novembro Negro – Diversidade gerando Igualdade”. O objetivo é a valorização da diversidade e relações raciais. Será realizado no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O evento é realizado em parceria com a Uninassau e direcionado aos pedagogos da atividade complementar. Durante o encontro haverá palestra, mesa redonda, oficinas e apresentações de grupos artísticos. As atividades são dedicadas à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, influência do povo africano na formação cultural, social e econômica do Brasil, e a importância da política pública municipal para o enfrentamento do racismo e a promoção da igualdade racial.

De acordo com o secretário de Educação, Edgard Larry, “precisamos realizar, permanentemente, reflexões e discussões sobre a necessidade de romper com o preconceito racial na sociedade. Este evento foi pensado com o escopo de valorizar a diversidade nas relações raciais e a importância de se desenvolver políticas públicas municipais que visem a desconstrução do racismo, o que possibilita promover, assim, a igualdade racial.”

Idealizador do evento, o coordenador de Recursos Humanos da Smed, Alisson Sá, chama a atenção para a importância da formação continuada para os novos servidores da Rede Municipal de Ensino, compreendendo os aspectos culturais. “Além da rede possuir escolas quilombolas, precisamos falar e desconstruir o preconceito estrutural existente dentro da sociedade. Pretendemos criar multiplicadores diretos no ambiente escolar”, concluiu.