Educação
Postado em 30 de novembro de 2019 as 10:21:50 e atualizado em 2 de dezembro de 2019 as 08:19:07
Atividades serão realizadas, no Cemae, das 8h às 17h, no próximo dia 3
Na próxima terça-feira, 3 de Dezembro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para refletir sobre a importância da data na perspectiva da educação inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai realizar das 8h às 17h, uma programação especial, encerrando a primeira edição do projeto “Cirandando: Vivências na Educação Especial”.
No auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Silvana Ferreira, ministrará uma palestra sobre “Aprendizagem: processos e estratégias pedagógicas para alunos com deficiência”. Haverá também relatos de pais, rodas de conversa e apresentações culturais com estudantes.
Ainda durante o evento, acontece uma Mostra de materiais didático-pedagógicos das Salas de Recursos Multifuncionais da Rede Municipal, espaços exclusivos para o Atendimento Educacional Especializado. Atualmente, são 15 salas que atendem os estudantes com algum tipo de deficiência.
Cerca de mil estudantes com deficiência estão matriculados na Rede Municipal. Há casos, por exemplo, de deficiência intelectual, autismo e Síndrome de Down. Os alunos com maior grau de comprometimento motor contam ainda com os Auxiliares de Vida Escolar, os chamados cuidadores, que os acompanham durante todo o tempo em que permanecem na escola.
Confira a programação do “Cirandando: Vivências na Educação Especial”:
8h – Abertura oficial
9h15 – Palestra de abertura
“Aprendizagem: processos e estratégias pedagógicas para alunos com deficiência” – Silvana Ferreira (Professora da UNEB/BA)
10h15 – Apresentações criativas e inclusivas, com estudantes
10h30 – Relatos de pais
14h – Mostra de Talentos
14h45 – Roda de Conversa
“Experiências pedagógicas exitosas envolvendo alunos com deficiência”
15h45 – Momento poético
16h – Homenagem
16h30 – Encerramento